sexta-feira, 15 de abril de 2016

DEZ DICAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM

10 dicas para estudar para o Enem 2016: As provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas apenas no fim deste ano, provavelmente no último final de semana do mês de outubro. Entretanto, já é hora de começar os estudos, pois o Exame é extenso e requer um conhecimento abrangente dos candidatos. Além disso, são inúmeras as portas que um bom aproveitamento nas provas pode abrir.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar o Exame brasileiro, divulgará o edital do Enem 2016 provavelmente no fim do mês de abril ou início de maio. Além de contar com todas as regras, o documento também apresentará o cronograma com as datas oficiais desta edição. Todavia, mesmo sem a confirmação dos dias das provas, é importante iniciar os estudos com antecedência para sair na frente da maioria dos concorrentes.
10 dicas para mandar bem nas provas do Enem
Sabendo da importância que a nota do Enem 2016 tem na realização do sonho de milhões de estudantes brasileiros, que lutam pela aprovação nos processos seletivos do MEC que garantem a permanência e o acesso ao ensino superior no Brasil, separamos as 10 principais dicas para estudar para as provas. Veja abaixo:
  1. Conhecer o Enem: O Exame Nacional do Ensino Médio vem tomando conta dos pioneiros e tradicionais vestibulares do país. Contudo, ele é diferente das provas normais e torna-se um pouco mais complexo, seja pela maneira com que aborda o conteúdo (competências, habilidades, níveis fácil, médio e difícil), ou pela forma com que é corrigido, pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), que não avalia apenas a quantidade de acertos do estudante. Pela proporção do Exame, é essencial ler e ficar por dentro de como ele é organizado e constituído. Para isso, além de todos os artigos já publicados em nosso site, o portal do Inep possui um espaço especial para o Enem, acessível no endereçohttp://portal.inep.gov.br/web/enem/enem. Nele, o candidato encontra as regras das provas, legislação, documentos e, ainda, conta com o espaço “Fale Conosco”, onde o estudante pode entrar em contato direto com o Instituto.
  2. Começar a estudar com antecedência: A data provável das provas são os dias 29 e 30 de outubro, último final de semana do mês. Restam cerca de 8 meses para as provas. Quem mais aproveitar esse longo intervalo de tempo terá maiores chances de conquistar uma boa nota no Exame. O conteúdo das provas é muito vasto e deixar para estudar na última hora é uma péssima escolha.
  3. Montar um cronograma de estudo: O primeiro passo para quem quer organizar os estudos é montar um cronograma detalhado, que deverá ser seguido até o mês de aplicação do Exame. É interessante o estudante analisar o horário em que sua mente rende mais, o reservando, de preferência, de segunda a sexta-feira. Duas horas por dia é mais do que ideal. Passando disso, o rendimento começa a cair e o conteúdo deixa de ser assimilado.
  4. Respeitar os limites da mente e do corpo: O corpo humano dá sinais de cansaço. O estudante precisa perceber esses sinais e não forçar quando estiver esgotado. Com a mente nesse estado, o cérebro não consegue mais captar as informações e a rotina de estudos começa a ficar cansativa e entediante.
  5. Classificar as matérias com maior dificuldade: Cada pessoa possui afinidades e dificuldades em diferentes áreas de conhecimento. Com as matérias do Enem 2016 não é diferente. Desse modo, é importante que o estudante selecione as matérias com maior dificuldade, reservando um tempo especial a elas. Muitos especialistas orientam começar o estudo diário pelo conteúdo mais fácil, deixando o mais difícil para o final, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Faça um teste com essa ordem de dificuldade e adote a rotina que perceber um melhor desempenho.
  6. Escolher um bom ambiente de estudo: Não adianta nada começar a estudar com antecedência, ter um cronograma bem montado, mas não ter um ambiente favorável ao bom desenvolvimento dos estudos. Escolha um local calmo, confortável e o deixe sempre organizado. Assim, as coisas vão fluir com muito mais facilidade.
  7. Desenvolver o hábito da leitura e acompanhar as notícias nos veículos de comunicação: As questões das provas do Enem 2016 terão enunciados que vão exigir raciocínio lógico e interpretação do candidato. Desse modo, é importante que o participante desenvolva o hábito da leitura, aguçando sua capacidade de interpretar o que lê. Outro fator importante é o acompanhamento das notícias do cotidiano, visto que o Exame é sempre atual, principalmente quando se trata do tema da redação do Enem 2016, que será escolhido entre os assuntos que mais chamarem atenção até a véspera das provas. Quanto mais o candidato puder acompanhar jornais escritos, televisionados, revistas e internet, melhor.
  8. Escrever sobre os temas que mais chamam atenção: Ao acompanhar as notícias atuais, selecione as principais e escreva, pelo menos duas vezes ao mês, sobre o tema. A redação do Enem 2016 é de caráter dissertativo-argumentativo, onde o candidato precisa mostrar domínio do tema, apontando possíveis soluções sobre o eventual problema em questão.
  9. Resolver simulados: Uma boa maneira de praticar, fixando ainda mais o conteúdo estudado, é resolvendo simulado do Enem 2016. O candidato, além de se familiarizar com os tipos de questões do Exame, pode controlar o tempo de resolução. As provas terão 90 questões por dia. Existem vários simulados disponíveis na internet, nos principais portais da educação.
  10. Escolher um bom material de apoio: A última e não menos importante dica é sobre a escolha de um bom material de estudo do Enem 2016. Existem vários disponíveis no mercado, mas são poucos que conseguem abordar todo o conteúdo das provas.
  1. Sem dúvidas, o melhor deles é a apostila do Enem 2016, que contém todas as matérias do Exame, abordadas de maneira simples e direta. Além disso, o próprio material conta com todas as questões e gabaritos das edições anteriores das provas. Não perca tempo. Adquira logo a sua apostila e comece seus estudos!
Postado por Eguiberto

Inscrições Enem 2016: 09 a 20 de Maio

Inscrições Enem 2016 09 a 20 de maio

quinta-feira, 14 de abril de 2016

CREDE divulga resultado Chamada do Edital 001/2016 para Seleção de Alunos Monitores - LEIs

CREDE divulga resultado Chamada do Edital 001/2016 para Seleção de Alunos Monitores que desenvolverão atividades de Monitoria nos Laboratórios Educacionais de Informática – LEI - nas Escolas Estaduais de Ensino Médio e Educação Profissional.


Confira resultado: Clik AQUI

A seleção foi normatizada pelo Edital Nº 01, de 1º de abril. Cada escola possui um quantitativo de vagas, publicadas no Diário Oficial de 11 de março. Para a Escola Flávio Rodrigues, são 3 vagas e no caso, serão convocados os 3 primeiros colocados. Havendo desistência, convoca-se o próximo e assim por diante.

Fonte: Crede 05
Postado por Eguiberto

quarta-feira, 13 de abril de 2016

JOVEM APRENDIZ BRADESCO 2016: INSCRIÇÕES, VAGAS

JOVEM APRENDIZ 2016
Jovem Aprendiz Bradesco 2016 é uma grande oportunidade para quem quer conquistar aquela vaga tão sonhada. Esse programa é uma iniciativa do governo voltada para jovens que ainda não tem experiência profissional. O objetivo é fazer com que eles possam ingressar no mercado de trabalho em grandes empresas. OJovem Aprendiz Bradesco 2016 pode ser sua chance de trabalhar em um dos maiores bancos do país!
Uma das maiores vantagens do programa Jovem Aprendiz Bradesco 2016 é que ele oferece ao jovem a possibilidade de vivenciar as rotinas bancárias e aprender tanto a parte teórica quanto a prática. Aprendendo como o mundo corporativo funciona, o jovem torna-se cada vez mais capaz de desenvolver sua habilidades e se preparar para o mercado de trabalho.
Outro objetivo do programa Jovem Aprendiz Bradesco 2016 é manter os jovens na escola. À medida que trabalham e começam a conhecer o mundo corporativo, eles também continuam estudando. Quer saber mais detalhes sobre o programa? Continue conosco!

Jovem Aprendiz Bradesco 2016: conheça o Bradesco e o programa

Pense em um banco que ajuda a formar talentos e se preocupa com o crescimento de seus funcionários. Esse é o Bradesco.
Encontrar o primeiro emprego nunca foi tarefa fácil para nenhum jovem. O mercado é competitivo e exige, na maioria das vezes, uma vasta experiência no ramo. Assim, iniciativas como o programa Jovem Aprendiz 2016 ajudam na conquista do primeiro emprego.
O Bradesco é um banco que efetiva seus funcionários, respeita o jovem, a mulher e as diferenças. Você é tratado com igualdade desde o momento que passa a integrar o quadro de funcionários.
Além disso, o Bradesco também é uma empresa que oferece reais oportunidades de crescimento. O desenvolvimento das habilidades e conhecimentos do jovem aprendiz é coisa séria para toda a equipe.
Ao fazer parte de uma grande empresa através do Jovem Aprendiz Bradesco 2016, o jovem irá vivenciar e acompanhar de perto as rotinas bancárias dos mais diversos setores.

Jovem Aprendiz Bradesco 2016: Inscrições e Vagas

Como o Jovem Aprendiz Bradesco 2016 se trata de um programa, e não de um concurso, o jovem interessado não precisa realizar nenhuma prova ou redação.
Para realizar a inscrição no Jovem Aprendiz Bradesco 2016, o jovem precisa acessar a página “Trabalhe Conosco” do Bradesco clicando aqui.
Após acessar a página, o jovem precisa clicar na categoria “Aprendiz” e depois em “Cadastrar currículo”.
Existem 4 etapas:
  1. Dados pessoais (tais como nome, endereço e data de nascimento);
  2. Interesses e idiomas;
  3. Formação acadêmica;
  4. Experiência profissional (se você não tiver, é só não preencher).

Dessa forma, seu currículo ficará gravado no banco de dados do Bradesco e você estará “visível” para que a empresa possa entrar em contato com você se achar que seu perfil se encaixa no programa.
Postado por Eguiberto

Seduc já encaminhou mais de 300 jovens aprendizes no mercado de trabalho

Valorizando o protagonismo estudantil, a Secretaria da Educação oportuniza formação entre o trabalho e educação para alunos e ex-alunos da rede pública estadual de ensino. 

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), através do Programa Estadual de Aprendizagem, até abril deste ano, já encaminhou ao setor privado mais de 300 jovens aprendizes. O objetivo é estender as ações do Programa para todo o Estado e, assim, ampliar as oportunidades dos jovens cearenses no mercado de trabalho. O Programa Estadual de Aprendizagem é uma iniciativa que se baseia na Lei da Aprendizagem.

Luciana Marins, de 19 anos, faz parte desse grupo de jovens a ter a carteira assinada pela primeira vez como jovem Aprendiz. Matriculada no curso de Técnicas Administrativas e Vendas na Escola Liceu de Messejana, atualmente, ela atua na área de compras de uma tradicional empresa cearense. Para Luciana, o curso de Aprendizagem foi a melhor oportunidade que ela poderia ter ao concluir o ensino médio. “É muito animador, e tudo que eu ainda não sei, aprendo na sala de aula e desenvolvo no meu trabalho”, afirma.

Para ser Aprendiz, o jovem precisa ter idade entre 16 e 23 anos completos à data do início do curso. A formação dos adolescentes e jovens é promovida pela Coordenação do Protagonismo Estudantil na Coordenadoria do Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), oferecendo conteúdo teórico para a experiência prática nas seguintes áreas: Tecnológica (telemática), Serviços Administrativos e Operador de loja e Varejo.

Os cursos são de responsabilidade da Secretaria, as empresas parceiras ficam responsáveis somente pela remuneração e acompanhamento das atividades do jovem aprendiz, atuando na contribuição do desenvolvimento profissional e cidadão dos nossos jovens.

FONTE: Seduc ce

Postado por Eguiberto

Jovem Aprendiz Bradesco 2016 inscrições abertas


Jovem aprendiz Bradesco 2016 inscrições abertas. O Bradesco é a escolha perfeita para jovens com potencial e vontade de crescimento. Valorizamos a carreira interna, propiciando desenvolvimento pessoal e ascensão profissional. Nos últimos anos, o Bradesco foi reconhecido pelas principais mídias como um dos melhores lugares para se trabalhar.
JOVEM APRENDIZ BRADESCO 2016 inscrições abertas
bradescoaprendiz2016
O banco Bradesco é um dos maiores que temos no setor privado, ele está em constante desenvolvimento e por isso sempre contrata novos profissionais para fazer parte do quadro de funcionários. Ao trabalhar na Organização Bradesco, você tem diversas opções para crescer e ter sucesso na carreira.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Alunos da rede pública são motivados à educação científica

Aos 16 anos, Hitalo de Lima Mendonça afirma ter perdido o medo dos cálculos, da física, das ciências naturais. “Peguei gosto e me interessei”, resume. Assim, foi perdendo de vista barreiras simbólicas impostas pelos outros por ser aluno da rede pública. Sonha em estudar engenharia espacial em São Paulo. Ou ser aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Estas descobertas de Hitalo ocorreram na Escola Francisca Moreira de Souza, em Beberibe — a 83 quilômetros de Fortaleza. No 1° ano do ensino médio, o talento dele foi identificado pelo professor de física. Aí o jovem foi chamado a participar das aulas de preparação para olimpíadas científicas, à noite. “Somos nove ou dez no grupo. É um momento que ajuda a aprimorar a matemática, o raciocínio lógico. Vemos questões de competições passadas”, explica Hitalo, agora no 2° ano.
Em 2015, ele colaborou para as estatísticas do Ceará ao ganhar duas medalhas: ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Passou a apostar em um futuro na ciência, mesmo com dificuldades de infraestrutura na escola.
Das 1.800 medalhas de ouro contabilizadas para o Ceará em 2015, em 14 olimpíadas, 39 foram conquistadas nas competições exclusivas para as escolas públicas. Considerando outras posições, como medalhistas de prata, bronze e menções honrosas, os resultados são mais abrangentes: só a OBFEB fez 74 premiados no Ceará em 2015. 
A participação em olimpíadas é parte de uma diretriz de educação científica na rede pública, conforme Daniel Rocha, assessor técnico da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Desde 2007, a pasta adotou linha de financiamento e incentivo à participação de alunos e promoção de eventos científicos, como a Feira Estadual de Ciência e Cultura.

Segundo Daniel, as diretrizes incluem ainda permitir aos professores atividades de pesquisa para o estímulo dos alunos. 
Nos eventos internacionais, os alunos da rede pública cearense também têm conseguido destaque. Como na Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Intel ISEF), que deu o prêmio de 3° lugar na área de medicina e ciências da saúde a João Batista de Castro, aluno do Liceu de Maracanaú.
Apoio pedagógico
Antes espaço quase prioritário da escola particular, o pódio das olimpíadas de conhecimento se abre à rede pública graças ao empenho de professores, gestores e dos próprios alunos, analisa Josete Castelo Branco, professora-adjunta do curso de Pedagogia da Uece. Nos últimos anos, ela nota um maior incentivo aos estudantes dos ensinos fundamental e médio no Estado.
“A primeira coisa que muda é na autoestima do aluno. Alguém está dizendo a ele que ele é capaz. Ele passa a saber que não está destinado a concluir o ensino médio e se sujeitar a qualquer tipo de emprego. Ele vê oportunidades”, acredita Josete. (Thaís Brito) 
Postado por Eguiberto

Governo do Estado abre Seleção Pública Simplificada para Banco de Recursos Humanos de Professores Temporários

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag), divulga Seleção Pública Simplificada de Provas e Títulos para composição de banco de recursos humanos de professores para atender necessidades temporárias das escolas da rede pública Estadual de Ensino. As inscrições serão admitidas, no período de 11 a 22 de abril, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônicohttp://selecao.seduc.ce.gov.br. A taxa de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais). Toda a normatização do processo estará disponível no Edital Nº 002/2016 – GAB-SEDUC/CE, de 30 de Março de 2016.

Veja: EDITAL

Acesse: CRONOGRAMA

Outras informações: 3101.4402 ou selecaoprofessor@seduc.ce.gov.br

Postado por Eguberto