quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estudantes com média em provas do Enem e professores concorrem a vagas remanescentes

Estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e professores efetivos das redes públicas da educação básica podem concorrer a vagas remanescentes, edição do segundo semestre de 2014, do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet na página do programa. 

Para concorrer, o estudante deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos no Enem e nota que não seja zero na redação. Professor do quadro permanente da rede pública da educação básica, sem diploma de curso superior, que deseja fazer cursos de licenciatura com bolsa do ProUni está dispensado da participação no Enem e de comprovar renda. 

Com os números do CPF e a data de nascimento, estudante ou professor faz a inscrição online na página do ProUni. O próprio sistema recupera a nota do Enem, no caso do estudante. Já o professor precisa informar a condição de efetivo exercício do magistério público. 

No sistema, o estudante candidato à vaga deve preencher o cadastro socioeconômico, informar itens como cor, raça, se estudou em escola pública, a renda bruta familiar. Para bolsa integral, a renda bruta familiar por pessoa é de até 1,5 salário mínimo; para bolsa parcial, de até três salários mínimos por pessoa da família. No cadastro socioeconômico, o professor não precisa informar a renda. 

Concluída a inscrição, o candidato tem dois dias úteis para ir à instituição de ensino superior, apresentar os documento pessoais por ela exigidos e comprovar os dados socioeconômicos. Se os documentos atenderem as exigências, o aluno faz a matrícula. Se não efetuar a matrícula nesse prazo, a vaga retorna ao sistema para ser ocupada por outro candidato. É importante ressaltar que a ocupação da vaga é por ordem de inscrição, sem concorrência. 

REGRAS - O estudante ainda não matriculado em instituição de educação superior em até 7 de dezembro para fazer a inscrição. Se conseguir a Bolsa remanescente do ProUni nessa etapa do processo, pode iniciar o curso ainda neste semestre. Aquele que está matriculado tem até 1ª de dezembro para se inscrever. O estudante matriculado que for aprovado no ProUni passa a ter a mensalidade do curso coberta pela bolsa de estudos. 

Na página do ProUni, o candidato pode conferir o calendário e as exigências, tirar dúvidas e fazer a inscrição. 

 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

FEIRA DE CIÊNCIAS 2014

Escola Flávio Rodrigues realiza a Feira de Ciências 2014 no dia 10 de Setembro das 13:00 às 17:00h.


Escola de Ensino Médio de Croatá Flávio Rodrigues realizará a Feira de Ciências – 2014, o objetivo principal é interagir os alunos e professores do Ensino Médio Rede Estadual na perspectiva de fomentar a pesquisa científica.

1. OBJETIVOS DO EVENTO:

I. Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum e do ensino de nível médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global;

II. Envolver participações ativas, práticas e conceituais de alunos, na condução e avaliação do projeto, ou revelar estratégias para envolver toda a escola em procedimentos e resultados;

III. Contar com assistência científica, tecnológica ou pedagógica externa, compatível com a natureza das atividades do projeto, fornecida por instituição acadêmica ou educacional, que partilhe com a escola interesse no desenvolvimento do projeto;

IV. Promover o intercâmbio cultural e científico entre os participantes do evento;

V. Estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências;

VI. Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza.

2. JUSTIFICATIVA:

A FEIRA DE CIÊNCIAS -2014, representa mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais no âmbito das escolas públicas do Estado do Ceará. Além disso, é um espaço rico de possibilidades com a expressão da criatividade e para o desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa.

Como lugar de acesso e produção de conhecimento, a escola desempenha um papel extremamente relevante na medida em que introduz os jovens no universo da cultura científica, organizando, refletindo sobre seus conteúdos curriculares e contribuindo assim para a construção de um ambiente de curiosidade e de entusiasmo em relação à pesquisa.

A FEIRA DE CIÊNCIAS - 2014 busca, fundamentalmente, ampliar o espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes cearenses.

3. DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO DA FEIRA DE CIÊNCIAS:

3.1 Abrangência:

O propósito é envolver e integrar os alunos, professores e toda comunidade escolar da Escola de Ensino Médio de Croatá Flávio Rodrigues, através da pesquisa científica.

3.2 Projetos participantes:

Deverá participar toda a escola representada por trabalhos, relacionados às categorias propostas neste Edital.

3.3 Participantes dos projetos:

I. Serão aceitos projetos formados por equipes de alunos (as);

II. Todos os projetos deverão ter a participação de 01 (um) Professor Orientador;

III. Cada professor orientará até 10 (dez) projetos, os mesmos poderão ser sugestionados pelos professores orientadores, bem como pelos alunos orientados;

IV. Cada projeto deverá possuir além de 01 (hum) professor orientador, 5 a 10 alunos participantes.

4. SELEÇÃO:

A  FEIRA DE CIÊNCIAS -2014, contará com duas categorias, sendo elas:

I. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

II Matemática.

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO - PNLD