sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PROJETO JOVEM DE FUTURO

 Na escola Flávio Rodrigues tem o Projeto Jovem de Futuro.
 O que é o Projeto Jovem de Futuro?
Trata-se de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos, para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminir os índices de evasão. Para atingir esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro para concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade, com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.

As escola públicas participantes recebem apoio técnico para elaboração de um plano estratégico, utilizando a metodologia do Marco Lógico, assistência técnica para uma "gestão de resultados" e R$ 100,00 (cem reais) por aluno do Ensino Médio/ano para a implantação desse plano. Em contrapartida, comprometem-se a melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica- na 3ª Série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática e a diminuir seus índices de evasão.

Essas escola tem autonomia para decidir sobre prioridades da alocação de recursos - ja que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformação que considera necessárias - desde que priorizem estratégias de incentivo a professores (fundo de apoio a projetos pedagógicos, capacitação, premiações por frequência e rendimento dos alunos), incentivos para alunos (programa de monitoria, fundo para atividades, premiação por desempenho, fundo para necessidades especiais, acesso à cultura) ou melhoria da infraestrutura.

O Projeto Jovem de Futuro: Melhoria da qualidade do Ensino Médio baseia-se no princípio de que um pequeno investimento de  recursos técnicos e financeiros, colocando à disposição de qualquer escola pública, o qual respeite a autonomia e o protagonismo da comunidade escolar, pode trazer um impacto siginificativo nos resultados, desde que esteja direcionado para que a comunidade escolar se mobilize em torno de metas e estratégias pactuadas; reforce a gestão para resultados e ofereça incentivos para professores e alunos. 

São os seguintes os princípios e premissas do Projeto Jovem de Futuro:
I. Melhorar as condições humanas e materiais do ambiente escolar traz resultados positivos aos estudantes.
II. Todas as partes integrantes da unidade escolar devem estar envolvidas em torno do objetivo comum de transformar a realidade da escola.
III. Envolvimento e compromisso da comunidade escolar se conquistam com motivação.
IV. Indivíduos motivados são causas geradoras de transformação social.

Assim, o Projeto Jovem de Futuro estimula as escolas a implementarem:
• incentivos para professores, tais como premiação por pontualidade e assiduidade, acesso à capacitação, fundos para projetos pedagógicos;
• incentivos para alunos, como bolsas-monitoria, fundos para desenvolvimento de projetos/atividades, premiação por desempenho e , acesso a atividades culturais;
• melhorias no ambiente físico, por meio da aquisição de equipamentos, novos recursos didáticos, materiais pedagógicos e pela realização de pequenos reparos  



A melhoria da qualidade da escola e do ensino depende de um processo que garanta a autonomia da comunidade escolar (direção, professores, alunos e pais) na identificação dos fatores que interferem nos resultados de sua ação educativa, além da concepção, implantação e avaliação de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade.

O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas, e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.


Metas


A execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais:
• reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar, desta etapa de escolaridade;
• aumentar a média da escola, do Ensino Médio em, no mínimo, 25 pontos;
• diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “Baixo“, nas disciplinas avaliadas.

Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - das escolas envolvidas. Nesse passo, vale lembrar que o IDEB é constituído por indicadores de rendimento e fluxo escolar, em harmonia com as metas fundamentais do Projeto Jovem do Futuro. 


Sabemos que essas metas, mensuráveis através de indicadores, só serão alcançadas por uma mudança mais ampla, e para melhor, de toda a escola. Por isso, o Projeto Jovem do Futuro abriga ainda a ambição de:

(a) fomentar a melhoria do clima escolar, no que se refere ao respeito, solidariedade, disciplina e diminuição da violência;

(b) oferecer condições para a melhoria da formação e das condições de trabalho dos profissionais da escola;

(c) promover uma cultura de avaliação como instrumento de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;

(d) apoiar a gestão participativa e guiada por resultados;

(e) contribuir para a melhoria do ambiente físico escolar com relação a instalações e equipamentos.


[1] O IDEB é um indicador sintético adotado pelo MEC – Ministério da Educação – calculado a partir de dois componentes: taxa de aprovação e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente, e as médias de desempenho utilizadas são as do SAEB.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA TUTORIA


GOVENRO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO
5ª COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - CREDE 05
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES
TEMA: Entre Jovens Sistema de Tutoria

I. Justificativa:

A Escola de Ensino Médio de Croatá – Flávio Rodrigues por meio do Grupo Gestor do Projeto Jovem de Futuro torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de graduandos nas licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática, para desenvolver aulas de tutoria junto ao grupo de alunos, com a finalidade de motivar, incentivar e orientá-los de acordo com as atividades propostas na apostila de estudo (Guias do Professor-Tutor e do Aluno). A contratação está amparada, pela Lei 15.190 de 19 de Julho de 2012 em seu § 1º do artigo 3º que criou o programa de bolsas de tutoria da rede estadual de ensino, visando a Implantação do Sistema de Tutoria na escola, para desenvolver competências e habilidades dos alunos abaixo da média, contribuindo para que os estudantes do Ensino Médio melhorem seu desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, e, por conseguinte, também apresentem melhorias na apreensão nas outras disciplinas.

II. Número de Tutores:
2 tutores (1 para a disciplina de Língua Portuguesa e 1 para Matemática).

III. Público-alvo:
Graduandos nas licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática,

IV. Duração:
Por um período de três meses.

V. Carga horária:
Por um período de 12 horas semanais, no contra turno, contabilizando 60 horas mensais.

VI. Perfil desejado dos participantes:
Jovens licenciados em Língua Portuguesa e Matemática, que sejam capazes de estimular o interesse e participação, favorecendo a cooperação e interação entre o grupo de alunos com disponibilidade para atuarem como tutores.



VII. Direitos do Tutor:
Receber formação inicial para o desenvolvimento de suas atividades serem capacitados ao longo de todo o processo por seu professor-orientador, receber uma bolsa-auxílio no valor de 300,00 (trezentos reais) por mês.

VIII. Deveres do Tutor:
Ter conhecimento das responsabilidades específicas da tutoria, participar das reuniões de planejamento das atividades propostas pelo orientador, montar roteiro de tarefas a serem resolvidas, coordenar os alunos, registrar fatos positivos ou negativos do grupo, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, entregar relatórios ao orientador nas datas estabelecidas.

IX. Da Seleção:
A seleção dos licenciados será mediante a realização de uma entrevista realizada pelos professores coordenadores e grupo gestor do PJF na escola, bem como análise do curriculum vitae , de acordo com a disciplina escolhida pelo candidato.

X. Período de inscrições:
Dos dias 20 a 24 de setembro de 2012 das 08:00 as 11:00, 14:00 as 17:00 horas e 18:30 as 21:00 na coordenação da escola.No ato da inscrição o candidato deverá entregar seu currículo e ficha de inscrição (Anexo I).

XI. Seleção:
Entrevista dia 26 de setembro de 2012.

XII. Resultados:
Resultado final: dia 28 de setembro de 2012, que será divulgado através do blog da escola e comunicação feita por email e telefone.

XIII. Início das atividades:
Dia 09 de outubro de 2012.

 XIV. Disciplinas e professores orientadores: