quinta-feira, 4 de abril de 2013

Projeto Prevenir

Rogério Melo, idealizador e coordenador do Projeto Prevenir nos visitou nesta quinta-feira (04/04), fazendo uma palestra com um grupo de alunos, visando consicientizar os adolescentes e a sociedade sobre a prevenção ao uso de álcool e outras drogas. O objetivo do Projeto Prevenir é: sensibilizar, mobilizar e consicentizar a sociedade, pais, filhos, adolescentes, jovens, educadores e lideranças religiosas sobre à problemática do uso abusivo de drogas lícitas como o álcool e as drogas ilícitas. 
 Segundo o coordenador Rogério Melo o Projeto nasceu em Março de 2012 a partir dessa experiências de visitar escolas com palestras e seminários. Então no dia 24 de março de 2012 na Arquidiocese de Fortaleza - através de uma parceria da Pastoral da Sobriedade com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPOD-CE) e ja se estendeu na região do Cariri, tendo sido implantado na Diocese do Crato. 

Na área educacional o Projeto vem sendo trabalhado através de parceria com SEDUC/CREDE/SEFOR e já divulgado em seis Credes atingindo 190 escolas e mais de 70.000 alunos. 
A prevenção é uma ação de responsabilidade coletiva e pessoal, que cria as condições básicas, não só para impedir o acessso às Drogas, mas também para que se visualize algumas alternativas. 
  Conforme o Coordenador e palestrante Rogério Melo, mais importante do as palestras, tem sido a formação de grupos de jovens protagonistas nas escolas que tem a função de conscientizar os jovens no combate ao uso de drogas. Para combater as drogas não basta só a repressão, mas sobretudo a educação, a conscientização e a vontade do indivíduo em dizer não. 

A Escola Flávio Rodrigues agradece ao senhor Rogério Melo por sua visita a escola, pois com certeza contrinuiu muito para a conscientização desse grupo de jovens que podem ser colaboradores e multiplicadores do projeto na comunidade.