terça-feira, 29 de novembro de 2011

PROJETO ELEITOR DO FUTURO V CAMPANHA DE ALISTAMENTO ELEITORAL NAS ESCOLAS 2011

A Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas, cuja regulamentação está disposta na Resolução TRE/CE N.º 327/2007, é uma atividade do Programa Eleitor do Futuro que visa a incentivar o alistamento dos jovens de 16 e 17 anos.
O Programa Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE/CE, tem por objetivo geral promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente, conforme disposto no caput do Art. 2º da Resolução TRE/CE n.º 316/2007.
A Portaria TRE/CE nº 12/2011 estabelece a realização da V Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas. O público alvo são os alunos de 16 e 17 anos, regularmente matriculados nas escolas públicas e particulares de todo o estado.
As escolas participantes tiveram que fazer uma inscrição prévia no cartório da zona eleitoral onde se localiza. A Escola Flávio Rodrigues pertencente a 74ª Zona eleitoral do Estado desde o início sempre aderiu ao projeto Eleitor do Futuro, tendo a mesma ja recebido dois certificados de Escola Cidadã expedidos pelo TRE/CE, participou esse ano pela terceira vez do projeto, organizando os alunos para que os mesmos fossem até o cartório eleitoral da 74ª Zona  para efetuarem seus alistamentos eleitorais. Neste ano nossa escola efetuou o cadastramento de mais de 240(duzentos e quarenta) novo eleitores, mostrando assim o interesse de tornar seu alunos eleitores conscientes. 
O Diretor prof. Aragão, está sempre empenhado em fazer com que 100% dos alunos na idade adequada faça o seu alistamento através do projeto, pois acredita que é o melhor caminho para se exercer a cidadania, incentivando os jovens a participarem do processo democrático conferido pela Constituíção de 1988, facilitando a inscrição para as eleições. Visto que a partir daí,  a escola já começa a informar aos jovens sobre as boas e más práticas eleitorais por parte de candidatos e partidos. Em municípios do interior os políticos costumam mobilizar os adolescentes para fazer o alistamento eleitoral, com a intenção de ganhar um eleitor, dizendo que estão fazendo um favor levando-os para a inscrição eleitoral, mesmo que a legislação eleitoral não permita, mas infelizmente essa prática ainda é muito comum.

Com o Projeto Eleitor do Futuro, os adolescentes já começam a ter outra mentalidade e um novo entendimento sobre o processo eleitoral, nas aulas de sociologia e filosofia são abordados temas que fazem com que os alunos reflitam sobre a importância de ser um eleitor, de poder decidir com sua participação o rumo de seu município de sua comunidade, de saber escolher em quem votar não pelo lado que o candidato está mas pela competência, pela capacidade e pelos projetos mostrados pelo mesmos quando em campanha. 

Nos dias 25, 28 e 29 do corrente mês, os alunos foram levados ao Cartório Eleitoral, segundo o Funcionário do Cartório, Sr. JACOCHESMA, no município de Croatá somente a Escola Flávio Rodrigues vem aderindo ao projeto todos os anos, ressaltando que outras escolas tembém recebem o ofício para participarem, mas a Flávio Rodrigues é a única que participa com um número expressivo de inscrições. Disse que até mesmo em Guaraciaba a participação das escolas é muito pequena.