quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROJETO DIRETOR DE TURMA

O diretor de turma no ensino público do Ceará é uma realidade desde 2007, através de experiência piloto efetivada em pareceria com a Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Seção  Ceará (ANPAE/CE), em três municípios-piloto e a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC).
O diretor de turma é um professor que leciona a disciplina de sua área de formação e ministra simultaneamente a disciplina de Formação Cidadã. Suas atribuíções vão de encontro a articulação entre pais, núcleo gestor, professores e alunos que compõem a turma. O diretor de turma tem três horas da carga horária semanal para efetivar: atendimento aos pais; organização do dossiê da turma e a disciplina de Formação Cidadã, com vistas a debater problemas sócio-econômicos e culturais, identificados no portifólio dos alunos. A partir daí, são discutidos problemas de ordem pessoal ou social, cultural, diversidade étnica, lunguistica, cognitiva e de integração. A finalidade das ações é promover valores intísecos à aprendizagem mediante convivência solidária e social onde os atores são, também, espectadores. As intervenções são delieadas em reunião do conselho de turmas e registradas em ata. Assim sendo, o núcleo gestor tem conhecimento do que se passa na turma, apoiando ou resolvendo as questões inerentes aos alunos, Verifica-seque a comunicação e integração entre escola, família, professores e alunos da turma tem se mostrado relevantes, pois minimizam o abandono escolar, os conflitos, com reflexos de melhoria no ensino, na aprendizagem e na socialização



Coordenador Pedagógico, Reinaldo, Professor Diretor de Turma: Joãozinho, em reunião com os pais para escolha de representes.