quinta-feira, 11 de outubro de 2018

17 DE OUTUBRO - APLICAÇÃO PROVAS DO SPAECE PARA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EJA ANO II

SPAECE EM 2018

Carta aos Educadores do Ceará

No dia 17 de outubro, iniciaremos o vigésimo segundo ciclo do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, com a aplicação dos testes para a 3ª série do Ensino Médio e para as turmas de Educação de Jovens e Adultos –EJA, Ano II, pertencentes à rede pública estadual cearense. No referido Ciclo, o SPAECE completa 26 anos de sua implementação, consolidando o posicionamento estratégico deste programa, na geração de elementos para o debate e fundamentação das modificações que se fizerem necessárias nos programas e políticas educacionais do Ceará.

No tocante ao SPAECE, a edição de 2018 traz como novidade técnica a produção de testes em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos surdos, os quais compõem, juntamente com os testes ampliados e testes em braile, o conjunto de instrumentos adaptados aos estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas. Essa medida demonstra a preocupação do Governo do Estado do Ceará com a consolidação das garantias constitucionais e com o tratamento isonômico a todos os estudantes.

Destacamos que os temas relacionados à qualidade e equidade da educação cearense, vêm ocupando os esforços da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) no planejamento de políticas que possam garantir o alcance da meta: toda criança e todo jovem cearense na escola e aprendendo. 

Sabedores que a qualidade educacional advém da prática pedagógica realizada no dia a dia das escolas, entendemos as avaliações em larga escala, como ferramenta para o monitoramento e geração de evidências que subsidiem a tomada de decisão tanto no âmbito da Seduc, quanto na revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político-pedagógico da escola.

Assim, convocamos a todos os educadores cearenses a consolidarem esforços a fim de garantir que no dia 17 de outubro, as escolas estaduais participem do SPAECE, motivando os alunos a responderem aos testes, a fim de que os dados gerados, auxiliem no planejamento e implementação de ações capazes de garantir a todos os estudantes o seu direito de aprender. 


Rogers Mendes
Secretário de Educação