O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União o edital com as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Na última quinta-feira (14) o MEC divulgou as datas de inscrição e aplicação do exame. As inscrições começam 9 de maio às 10h e vão até o dia 20 do mesmo mês às 23h59. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.
O Enem além de ser o principal acesso para as universidades públicas brasileiras, também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes.
Inscrições
As inscrições do Enem 2016 serão feitas via internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep). Durante o período de inscrições, o Instituto abre uma página exclusiva para o registro dos candidatos. No primeiro acesso, os candidatos precisam ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG). Também é necessário informar um e-mail válido, pois, através dele, o Inep enviará informações relativas ao Exame.
Vale lembrar que no momento da inscrição o participante cria uma senha que será utilizada nos acessos aos sites de todos os programas do MEC ligados ao Exame. Por isso, é importante guardar a senha e o número de inscrição que é gerado automaticamente no site.
No ato da inscrição, o candidato precisa informar se necessita de atendimento especial nos dias de prova. A regra se aplica aos deficientes, às gestantes, lactantes, idosos e aos sabatistas.
Os estudantes que pretendem obter o certificado do ensino médio precisam indicar o interesse no ato da inscrição, escolhendo uma das instituições certificadoras estabelecidas pelo Inep.
Taxa de inscrição
Os estudantes de escolas da rede pública que estiverem cursando a 3° série do ensino médio são automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os que forem isentos das taxas e não comparecerem para realizar as provas do Enem 2016 perderão a insenção do pagamento na próxima edição do Exame.
Neste ano a taxa foi reajustada de R$63 para R$68 que poderá ser paga até o dia 25 de maio, através da Guia de Recolhimento da União (GRU), em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios.
Para pedir isenção da taxa, o participante precisa, no momento em que estiver se inscrevendo no site, preencher o formulário de declaração de carência. A isenção é concedida àqueles com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, conforme estabelece os incisos I e II do parágrafo único do art. 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.
Data da prova
No dia 5 de novembro (sábado) os estudantes fazem as provas de ciências humanas e Ciências da Natureza. No dia 6 (domingo) a prova terá Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.
Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e fecham-se às 13h. O início das provas será às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos, e o segundo, 5 horas e 30 minutos.
Novidade para o Enem 2016
Em 2016 a novidade vem como estratégia de segurança, além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame, que ainda não foi determinado.
Cartão de confirmação da inscrição
Assim como em 2015, o cartão ficará disponível no portal do Inep semanas antes das provas. O candidato ficará livre para escolher se imprime ou salva o documento, visto que a apresentação do mesmo não é obrigatória. Ainda não há data prevista para sua divulgação.
Acesse: Edital Enem 2016
Para mais informações sobre o Exame: http://portal.inep.gov.br/
Fonte: Crede 05 - http://www.crede05.seduc.ce.gov.br/
Postado por Eguiberto