quinta-feira, 10 de abril de 2014

AÇÕES DE INCENTIVO A LEITURA

Os alunos do 2º 'D' nesta quinta-feira, na aula da Professora Micherle visitaram a Sala de Multimeios, conhecendo o acervo de livros da biblioteca, a ação tem como principal objetivo despertar nos alunos o hábito da leitura.
Veja Fotos:
 

CAMPANHA DA IDENTIDADE 2014

A Escola Flávio Rodrigues vem realizando campanhas de documentação, CPF, IDENTIDADE, TÍTULO DE ELEITOR. A campanha tem o objetivo de regularizar a situação de todos os alunos em relação a documentação para que todos possam ser inscritos no Enem 2014 e Vestibulares.
Para que a campanha aconteça a Escola faz parcerias com os Correios, Secretaria da Junta Militar e Cartório Eleitoral, no caso das identidades os funcionários da Junta Militar estão vindo para a escola durante toda essa semana realizando atendimento com os alunos e os pais.

 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Inscrições Enem 2014 - Quando? O que precisa? O que cai na prova?

enem-2014Vai fazer o Enem 2014? Saiba o que é o Enem, como garantir vagas em Universidades com a sua nota, como fazer a sua inscrição e dicas para arrasar no exame! 

Se você já ouviu falar do Exame Nacional do Ensino Médio, mas ainda não sabe muito bem como funciona o Enem e tudo o que você pode conquistar com ele, veja aqui dicas essenciais de como funciona o Enem.

O QUE É O ENEM? O Enem é um exame que todo aluno concluinte do Ensino Médio tem que fazer. Mas, quem ainda está cursando pode fazer também, para treinar. Quem já concluiu o Ensino Médio ou fez o Enem em outros anos pode fazer a prova de novo para tentar uma nota melhor. 

Dica 1 - Veja a nota da sua escola no Enem. O MEC publicou o Resultado Enem por escolas, com a nota média de cada Colégio de Ensino Médio no Brasil. Confira aqui se a sua escola foi bem no Enem, ou se está mal e precisa melhorar:  http://blogdoenem.com.br/resultados-enem-escolas/
Mesmo quem não concluiu o Ensino Médio e tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano, pode responder ao exame e tentar tirar o Certificado do Ensino Médio, como se fosse num exame Supletivo. Os resultados de cada aluno nas provas têm três utilidades essenciais:
A – A nota individual abre as portas do Ensino Superior para cada candidato. Pela nota no Enem o aluno disputa vagas em universidades públicas e gratuitas pelo Sisu, disputa bolsas de estudo pelo Prouni nas Faculdades privadas, disputa vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras, e ainda se habilita para fazer financiamento pelo Fies, ou seja, para estudar agora e pagar a conta só depois de formado.
B – Pela médias das notas dos alunos de cada Colégio ou Escola o Ministério da Educação consegue fazer um mapa da qualidade do Ensino Médio em todo o Brasil.
C – Para os candidatos que buscam o Certificado do Ensino Médio, se alcançarem no Enem as notas mínimas definidas pelo Ministério da Educação, podem conseguir o Certificado e ao mesmo tempo disputar as vagas e bolsas para o Ensino Superior.

Dica 2 – Vai encarar o Enem e também os vestibulares? Veja aqui as melhores apostilas gratuitas para você se dar bem:  http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Você sabe como a sua atual ou futura Escola de Ensino Médio se saiu no último Enem? Você pode consultar online, agora mesmo, como está o desempenho do seu Colégio no Enem e comparar com a média nacional e com outras escolas da sua cidade. É super simples para consultar. E você já pode chegar na escola cobrando melhorias ou elogiando a qualidade de ensino alcançada.

Como funcionam as provas no Enem? – As provas são realizadas em dois dias, com 90 questões objetivas em cada dia. No primeiro dia são 45 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, e mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Em outras palavras: são 45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia; e 45 questões de Biologia, Física e Química. Você tem 4 horas e 30 minutos para responder às provas do primeiro dia.
No segundo dia será a vez das 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física), e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (Matemática em geral, Álgebra, Geometria e Trigonometria). Neste dia acontece também a Redação. Por isso a prova dura mais. São 5 horas e 30 minutos para você responder ao exame.
Quem pode fazer o Enem? – Qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem, sendo que é preciso pagar uma taxa de inscrição. Mas, não se apavore, é um valor acessível, em torno de 35 reais. Estudantes de terceiro ano de escolas públicas fazem o Exame gratuitamente.
Depois que você passar pelos dois dias de prova, é só aguardar a divulgação do gabarito e, logo depois, a divulgação do resultado, trazendo sua nota oficial. Com a nota do Enem você pode escolher muitos caminhos para investir na sua educação.
Dica 3 – Aprender a estudar faz toda a diferença para alcançar uma boa nota no Enem. Veja aqui como se organizar nos estudos – http://blogdoenem.com.br/enem-organizar-estudar/
Vagas nas universidades públicas – Com a nota do Enem você pode se inscrever no Sisu, Sistema de Seleção Unificada, e concorrer a vagas em universidades públicas. Em 2013 a nota do Enem foi adotada como critério de ingresso por 115 Universidades Públicas, substituindo o vestibular.

Sisu 2014
O Sisu define quem entra e quem sai pela “Nota de Corte”. A Nota de Corte é calculada pela média das notas alcançadas por cada aluno. Quem tira notas mais altas se dá bem. Em algumas universidades federais que ainda realizam vestibulares a nota do Enem é validada para complementar o desempenho dos alunos no vestibular.
Dica 4 – Veja aqui como funciona o SISU – Sistema de Seleção Unificada. O que é o Sisu? http://blogdoenem.com.br/category/basicao/tudo/sisu-tudo/
Dica 5 – Veja as Notas de Corte de todos os cursos no Brasil inteiro: http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Bolsas de Estudo pelo Prouni – Outro caminho possível para a formação superior é usar a sua nota no Enem é para se inscrever no Prouni, o Programa Universidade para Todos. Através dele você concorre a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares.
Dica 6 – O que é o Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo Prouni: http://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/
 FiesFinanciamento pelo FIES - Pra quem fez e o Enem e pretende estudar ou mesmo já começou a frequentar uma Universidade ou Faculdade particular o Fies pode ser uma solução para ajudar com as mensalidades.
O Fundo de Financiamento Estudantil permite que o aluno possa financiar até 100% do valor do curso. E o aluno só começa a pagar a parte principal do financiamento a partir de um ano e meio depois de formado.
Dica 7 – Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – http://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/
Vagas no Sisutec e bolsas de estudo no exterior, pelo Ciência Sem Fronteiras - Com a nota do Enem você também pode ter acesso a cursos técnicos gratuitos disputando vagas através do Sisutec.
Com a nota do Enem você também pode disputar bolsas de estudo para morar fora do Brasil e fazer uma parte do curso de graduação nas melhores universidades dos Estados Unidos, da Europa ou da Ásia através do programa Ciência Sem Fronteiras.
Dica 8 – Conheça todos os benefícios que você pode ter acesso com a sua nota do Enem, como o Prouni, Sisu, Fies, Sisutec e Ciência sem Fronteiras – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-nota-o-que-fazer/
Inscrições Enem 2014 – O Ministério da Educação abre o período de inscrições geralmente no mês de maio. O Blog do Enem vai divulgar o Edital do Enem 2014 no mesmo dia em que o MEC anunciar a data oficial das inscrições.
O Blog do Enem vai publicar no Facebook, no Twitter e no G+ o link do Edital do Enem 2014 e dar todas as dicas para a inscrição. Dê um curtir para entrar no Facebook, e também entre para o Twitter e o G+ do Blog do Enem para ficar ligado.
Dica 9 – O que mais cai nas provas do Enem? O Blog do Enem tem para você as melhores dicas de estudo em todas as quatro áreas do Enem. Veja aqui o que mais cai nas provas de cada uma das áreas do Enem, e ainda os melhores vídeos e aulas para você mandar bem:
- Matemática no Enem – O que mais cai e as melhores dicas de estudo: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/
- Redação do Enem – Os temas que mais caem na e as dicas para um texto nota 1000: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
- Ciências da Natureza – As melhores dicas para você: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/natureza/
- Ciências Humanas –  O que mais cai no Enem e aulas gratuitas para você: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/
- Linguagens no Enem – As questões mais frequentes na prova:  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/linguagens/
ATIVIDADE DE FILOSOFIA 3º ANO - PROFº GERSON CARLOS

segunda-feira, 7 de abril de 2014

REUNIÃO COM AGENTES JOVEM

Na manhã desta Segunda-feira (07/04) o Coordenador Escolar, Profº Klênio Pontes e o Diretor Reinaldo Inácio realizaram uma reunião com os alunos Agentes Jovens com o objetivo de formar a Comissão Pro Grêmio, comissão que será formada para conduzir o processo de eleição do Grêmio Estudantil que acontecerá em breve.
Fotos:

LANÇADO PROJETO ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM

A secretária Izolda Cela lançou nesta quinta-feira, dia 27, na Secretaria da Educação (Seduc), o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2014.  Durante o evento, houve uma homenagem aos 26 estudantes e 26 escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Os alunos representaram os 10.687 jovens da rede estadual que ingressaram no ensino superior. Os alunos e representantes das escolas receberam uma placa relativa ao projeto. Entre os presentes, estiveram o secretário adjunto, Maurício Holanda, o secretário executivo, Idilvan Alencar, a representante dos pais de alunos, Rita Cavalcante, os alunos Weslley Vieira de Carvalho e Bruno Cavalcante Mota, aprovados, respectivamente, para os cursos de Medicina - 1º lugar na UFC/Sobral e Engenharia Civil, também na UFC. 

A ação dará continuidade ao investimento e apoio destinados aos alunos da rede estadual para que todos finalizem o Ensino Médio com sucesso, mais chances de ingressarem no ensino superior e preparados para a vida. O projeto Enem Chego Junto, Chego Bem é voltado aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede pública estadual.

O projeto é desenvolvido em seis etapas: documentação, destinada à organização dos documentos (identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas; inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);  motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o); preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes); Dia E (incentivar a participação dos inscritos) e ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

Durante a fase de preparação, a Seduc irá fortalecer as atividades realizadas em sala de aula, além de oferecer ações como o Plantão Pedagógico, a Preparação: Rumo à Universidade, o Ciclo de Palestras, os Sabadões do Enem, Simulados Seduc Enem 2014 e Redação Enem.

Os 26 alunos homenageados obtiveram as maiores médias no Enem 2013, de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), em suas seis regiões.

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

REUNIÃO COM PROFESSORES

Nesta sexta-feira (05/04) aconteceu uma reunião extraordinária na Escola Flávio Rodrigues com todos os professores, com o objetivo de apresentar as Diretrizes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, onde todos os professores serão contemplados com uma Formação Continuada. No momento foi apresentado e discutido os resultados da escola no Spaece 2013, entrega de bolsas e outros materiais pedagógicos para os Professores Diretor de Turma.

Fotos: