terça-feira, 1 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O que é Educação de Qualidade?
Estamos diante de um novo lema, ou de uma nova bandeira na história da educação. É a educação de qualidade. Os principais pensadores da sociedade, entre eles pedagogos, sociólogos, antropólogos e outros especialistas, declaram que o futuro da sociedade humana depende de termos uma educação de qualidade. E o que se entende por qualidade na educação? Vamos reunir idéias de pensadores, que acreditam que educação de qualidade é:
1- O Professor ter atualização científica, sendo capaz de oferecer o máximo de recursos aos seus alunos;
2- Ter escolas com equipamento tecnológico atualizado, propiciando ao professor, e também aos alunos e pais, acesso as tecnologias de ensino-aprendizagem;
3- Desenvolver conteúdos curriculares ligados ao conhecimento, que está sempre em transformação;
4- Estabelecer um processo de ensino que promova pela interação do professor com o aluno, a família e a comunidade;
5- Estar o professor sempre em formação, reaprendendo, com a escola abrindo espaço para a sua educação continuada;
6- Melhorar a remuneração do professor;
7- Estabelecer uma nova gestão escolar, que seja participativa;
8- Construir e reformar escolas para terem instalações prediais que comportem as necessidades de escolarização, lazer e saúde;
9- Utilização das mídias por parte do professor, para aprofundamento do saber;
10- Dar acesso escolar a todos, sem discriminações, promovendo a inclusão das diferenças.
Esses 10 pontos reúnem os pensamentos atuais sobre educação de qualidade, que intimamente ligado a uma nova formação pedagógica do professor, e a um novo sentimento político das autoridades públicas, falando-se inclusive na adoção de uma Lei de Reponsabilidade Educacional. 
Estamos de acordo que tudo isso faz parte da educação de qualidade, mas sentimos que falta algo da máxima importância, que chamaremos de comprometimento moral do educador com a educação, não só com o ensino, mas com educação, com a formação total da pessoa que está sentada na carteira escolar. 
Para alcançar esse comprometimento moral com a educação, propomos a adoção de outros pontos. Para nós, além do que ja está descrito, educação de qualide, acima de tudo, é:
1- Adoção de uma nova filosofia de educação para reger o sistema de ensino, uma filosofia com base espiritualista, única forma de redimensionar a formação do professor e a estrutura da sociedade.
2- Icentivo, de forma contínua, na própria escola à auto-educação do professor, para que ele transforme-se num educador, aquele que vai além do trabalho no campo do saber, dando prioridade ao trabalho no campo moral.
3- Realizar o ensino com amor, com sentimento, esforçando-se o professor para ser exemplo daquilo que fala.