sexta-feira, 4 de abril de 2014

A professora Izolda Cela pediu exoneração da função de titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) a partir desta sexta-feira, dia 04. O secretário executivo da Seduc, Idilvan Alencar, foi designado para assumir a pasta até o próximo dia 13 de abril.
Izolda Cela estava no cargo desde 2007, início da primeira gestão do atual governo. Nesse período, entre as ações implantadas estão o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que contribuiu para estruturação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e a rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional, maior programa de ensino profissional do Brasil e que, atualmente, conta com 100 unidades inauguradas no Estado.

Seduc anuncia benefícios para professores da rede estadual

A Secretaria da Educação (SEDUC) anunciou os benefícios destinados aos professores da rede pública estadual nesta quinta-feira (03), durante coletiva de imprensa. Na ocasião, o Secretário Executivo da Seduc, Idilvan Alencar, falou sobre o resultado final do Concurso Público, a atualização da PVR - Parcela Variável de Redistrubuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para professores, Lei Estadual do 1/3 de hora atividade, entre outros benefícios. 

VEJA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS ASSEGURADOS PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL NO ANO DE 2014
 1- Concurso para Professores da rede estadual
SITUAÇÃO: divulgado o resultado final nesta quinta-feira, dia 03. A lista de aprovados pode ser acessada pelo site da Seduc www.seduc.ce.gov.br.
Todos os 3 mil aprovados serão convocados e a previsão é de que estejam em sala de aula no segundo semestre, previsto para começar em 14 de julho de 2014. A relação dos classificáveis será divulgada no dia 11 de Abril. A homologação do concurso acontecerá após a divulgação dos classificáveis.

O Ceará tem priorizado a forma de ingresso de profissionais na rede pública estadual de ensino por meio de concurso público de provas e títulos. Em 2009, através de concurso foram nomeados mais 3.000 professores. O novo concurso oferta mais 3 mil vagas e atenderá as necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino médio, decorrentes da reorganização curricular, da expansão de escolas de ensino médio, do aporte de agentes de suporte pedagógico nas escolas, implantação da carga horária pedagógica para os professores em efetiva regência, com a garantia de 1/3 da jornada para as atividades de formação, planejamentos e encontros pedagógicos e expansão da rede de educação profissional. 

Ressaltamos que o Ceará é um dos seis estados onde essa carga horária foi implantada, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

As 3 mil vagas serão preenchidas com as disciplinas ate-educação, biologia, educação física, física, filosofia, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e libras. 

O respectivo concurso foi composto de três fases, sendo duas de caráter eliminatório e classificatório que aconteceram no período de setembro a dezembro de 2013.

1ª FASE:  constituída de uma prova objetiva, com oitenta (80) de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, acontecendo nas 20 cidades sede das credes e em Fortaleza, constando dos seguintes temas:
- Administração pública
- Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos
- Conhecimentos Básicos da Língua Portuguesa 
- Raciocínio Lógico
- Disciplina específica da área de habilitação
Participaram dessa fase 38.786 candidatos.

2ª FASE (novembro de 2013): constituída de uma prova prática de didática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, de caráter eliminatório e classificatório, realizada em 30 minutos, sendo o candidato avaliado por uma banca formada por 3 professes da área em que o professor será avaliado. Foram classificados para esta fase 4.486 candidatos. 

3ª FASE (dezembro de 2013): constituída de exame de títulos, de caráter classificatório

REMUNERAÇÃO INICIAL: 
Carga horária (40 h/a semanais) R$ 2.546,08, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00. 

Atualização da PVR - Parcela Variável de Redistribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

SITUAÇÃO: Projeto de Lei sobre a Parcela Variável de Redistribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). É destinada aos professores da Rede Estadual que se encontram no efetivo exercício de seus cargos ou funções na Seduc. O documento determina vigência da PVR de outubro de 2012 a dezembro de 2020. O percentual do Fundeb utilizado até dezembro de 2020 será de 80%. O projeto aumenta a PVR para professores efetivos e temporários. 

CRIAÇÃO DA PVR FUNDEB - o objetivo é a melhoria remuneraria para os professores ativos estaduais, bem como para professores contratados por determinado, com foco principal no início de carreira. 

LEI ESTADUAL DE 1/3 DA CARGA HORÁRIA
SITUAÇÃO - projeto de lei regulamentando 1/3 da carga horária para atividades de planejamento e estudos. 

Lei estadual do 1/3 da carga horária

Situação: Projeto de Lei regulamentando o 1/3 da carga horária para atividades de planejamento e estudos. Apenas seis estados implantaram o 1/3 no Brasil.  Primeira lei estadual, no Brasil, que consolida o 1/3 da carga horária para professores efetivos e temporários. 
 
Decreto de ampliação definitiva

Situação: Assinado pelo governador o Decreto, que já seguiu para a Casa Civil para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-CE), beneficia, inicialmente,  2.500 professores. Possibilidade de ampliação definitiva será permanente.
 
Extraclasse

Situação: Projeto de Lei na Assembleia Legislativa  - Após a aprovação pela AL-CE, além de incorporar a gratificação, sem redução da remuneração, os referidos professores sairão da condição de “afastados” para a de "aposentados". 
 

Crede 05 seleciona Coordenadores Escolares para Ibiapina e Viçosa do Ceará

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede05), divulga Chamada Pública com a finalidade de selecionar coordenadores escolares para as escolas de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Rosa Martins, localizada em Ibiapina e a Escola Ensino Médio (EEM) Deputado Manoel Rodrigues, localizada em Viçosa do Ceará. 

Os candidatos devem efetuar suas inscrições na sede da Crede 05, no endereço: Avenida Prefeito Jaques Nunes, S/N, Bairro Centro, no período de 03 a 10 de abril, nos horários de 09hs as 11h30min e de 14h as 17h.

Para mais informações, acesse: CHAMADA PÚBLICA

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Candidato já pode ver correção de Redação do Enem 2013

Foram avaliados 5 milhões de textos; 481 tiveram nota máxima (mil). Tema da redação da prova foi sobre a Lei Seca.
Espelho traz as notas em cada uma das competências da redação do Enem (Foto: Reprodução/Inep)
SITE TRAZ AS NOTAS EM CADA UMA DAS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM
O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) colocou a disposição nesta quarta-feira (2) os espelhos com as correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. Para acessar o resultado o candidato precisa entrar na página do Inep e inserir o número do CPF e a SENHA. O acesso tem apenas caráter pedagógico, pois os alunos não podem mais recorrer para alterar a nota da prova. A redação do ano passado teve como tema "O efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". 

Ao todo, foram corrigidos 5.049.284 textos. Desses, 481 obtiveram nota mil, a pontuação máxima. Outras 32.991 redações foram deixadas em branco e 73.751, anuladas, totalizando 106.742 com nota zero. 

Segundo o Inep, 48,9% dos textos tiveram com nota igual ou abaixo  de 500 pontos, considerada a pontuação média. A maior concentração (27,9%) ficou na faixa de 501 a 600 pontos. Menos de 1% conseguiu mais de 900 pontos. 

A principal novidade sobre o Enem 2013 é exatamente sobre os critérios da correção da Redação. Desvios gramaticais ou de convenções de escritas só foram aceitos como exceção quando não apresentaram reincidência. Além disso, receberam nota zero 1.398 redações (0,028% do total) que apresentaram parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto. Em 2012, candidatos conseguiram nota mesmo quando inseriram no meio do texto uma receita de miojo ou o hino do palmeiras. 

No espelho da correção, o candidato pode saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar seu desempenho com os demais. A prova exige a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Isso significa defender uma idéia, expor a opinião e argumentar. 

As competências exigidas na redação do Enem são:
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
2) Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5) Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para essa edição, o Enem contou com 7.121 avaliadores. As redações foram avaliadas por dois corretores independentes, que atribuíram nota de zero a 200 pontos para cada competência. Uma terceira correção foi feira em caso de discrepância maior que 100 pontos na soma total (em 2012, a diferença deveria ser de 200 pontos) ou maior que 80 pontos em uma ou mais competências. Se a discrepância persistisse, a redação deveria ser encaminhada a uma banca especial, formada por três membros e responsável por atribuir a nota final.
Ao todo, foram encaminhadas 2.496.754 redações (50%) para um terceiro corretor. Já a banca de especialistas analisou 306.821 textos, correspondentes a 6%  do total. 
Espelho da redação do Enem mostra a pontuação final e a comparação com outros candidatos (Foto: Reprodução/Inep) 

segunda-feira, 31 de março de 2014

Acompanhamento da correção da atividade – Relevo e estrutura geológica do Brasil. PROFº MARCIO ELIAS



01 – As fisionomias ou irregularidades apresentam-se nas formas pelas quais chamamos de relevo. As formas de relevo se originam a partir de forças e movimento provenientes do interior da terra, sendo modeladas assim pelo trabalho conjunto dos agentes internos e externos.

02 –Justifica-se pelo fato de se caracterizar com uma antiguidade relacionada a agentes internos que atuaram em antigas eras geológicas e devido as baixas altitudes onde o resultado vem a partir da longa exposição das rochas aos agentes externos.

03 – (A) Tectonismo, diastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos. Naqueles incluem-se a formação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras. As subdivisões principais são duas:
movimento orogenético — horizontal, que pode ser entendido como o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação compressiva da litosfera continental;
movimentoepirogenético — vertical, os movimentos da crosta terrestre cujo sentido é ascendente ou descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões e transgressões marinhas.

(B) É uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície.

( C) É um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

04 - EXÓGENO: [exo=fora; externo]
Fenômeno ou processo geológico que se realiza na ou junto à superfície terrestre. Os agentes geológicos exógenos referem-se à interação de forças da natureza, envolvendo a atmosfera, hidrosfera e a superfície terrestre com forte atuação da energia emitida pelo sol e pela força da gravidade. Alguns exemplos de fenômenos ou processos exógenos: - avalanches: - intemperismo das rochas; - erosão e transporte de sedimentos; - denudação de cadeia de montanhas, etc.
ENDÓGENO: [endo=dentro; interno]
Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra. Os agentes geológicos endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura. Alguns exemplos de fenômenos ou processos endógenos: - formação de magma e sua intrusão formando rochas,- tectonismo, dobramentos, falhamentos e metamorfismo em áreas orogênicas; - subducção;- geração de abalos sísmicos (=terremotos); - soerguimentos e abatimentos da crosta.

05 – Na Indonésia devido o encontro de placas tectônicas e no caso do Brasil ele estar situado no interior de uma placa.

06 – Especialmente nas regiões de Poços de Caldas e Araxá, em Minas Gerais. Grande parte do planalto arenito-basáltico, situado nos estados de São Paulo e do Paraná, foi coberta por um derrame vulcânico.

07 – Está dividida em Escudos Cristalinos ou núcleos cratônicos, Bacias Sedimentares e Cadeias antigas, o qual não apresenta dobramentos modernos.

08 – (A) Usado o critério geomorfológico de Aroldo de Azevedo ele estabeleceu um limite de 200 metros para determinar o que seria planalto em relação ao que seria uma planicie. Considerando as cotas altimétricas, definida por ele, o mesmo estabeleceu (conceituou) que:
- planaltos como sendo uns terrenos levemente acidentados, com mais de 200 metros de altitude e
- planícies como sendo umas superfícies planas, com altitudes inferiores a 200 metros.

Devido esses critériosficou comuns, por exemplo, denominação como: Planaltos cristalinos (formados por rochas magmáticas ou metamórficas) e planaltos sedimentares (formados por rochas sedimentares).

(B) Criada em 1958, esta classificação despreza o nível altimétrico, priorizando os processos geomorfológicos, ou seja, a erosão e a sedimentação. Assim, o professor considera planalto como uma superfície na qual predomina o processo de desgaste, enquanto planície é considerada uma área de sedimentação.

(C) Entre as diferenças destacam-se a utilização de níveis altimétricos por Azevedo e por considerar termos geomorfológicos. No caso de Ab’ Saber, por utilizar o critério morfoclimático e por acrescentar novas unidades de relevo.

09 – De acordo com Jurandyr Ross associou-se informações sobre o processo de erosão e de sedimentação dominantes (critério geomorfoclimáticos) com informações da base geológico-estrutural do terreno e com o nível altimétrico(critério geomorfológico). 
1º táxon -Critério morfoestrutural (Estrutura Geológica) Segundo as características morfoestruturais ele classificou em três níveis o relevo:
- considera altimetria da superfície (planalto, planície ou depressão);
2º táxon - considera a estruturação das macro unidades: base geológica (ex.: sedimentar, cristalino...);
- Critério morfoclimático (Ação do clima).
- considera os processo de intemperisticos(ganho ou perda de sedimentos):
3º táxon - Critério morfoescultural (Agentes externos)- considera o processo de erosão bem como os padrões e formas semelhantes.

10 - Depressões: superfícies entre 100 e 500 metros de altitude sendo mais planas que os planaltos(é uma superfície com suave inclinação) e mais rebaixadas que as áreas de entorno, além de sofrer desgaste erosivo(formada por prolongados processos de erosão). A exemplificação de acordo com Ross são as depressões periféricas, marginais e interplanálticas.

11 - Planícies: é uma superfície plana, com altitude inferior a 100 metros, formada pelo acúmulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre. De acordo com Ross podem ser Costeiras e Continentais.

domingo, 30 de março de 2014

CONTEÚDO PARA PROVA 3º ANO - SOCIOLOGIA

1.      Conhecendo o Brasil. A realidade de cada região e o processo de mudança da regiões que eram predominantemente rural e tornaram-se majoritariamente urbana. Verificar as principais razões que levam as pessoas a migrarem de regiões para outras. Pag. 134/135/137/138
2.      Com base no estudo sobre a situação brasileira, estudar os fatores que tornam nosso país desigual, nos aspectos social, político e econômico, bem como conhecer as desigualdade existente por conta do gênero, raça/cor e econômica. Cap. 16
3.      Estudar sobre preconceito de Marca e Origem sabendo diferenciá-las. Pag. 197/198
4.      De acordo com o foi explicado em sala de aula, procurar aprofundar o conhecimento sobre os índices que são usados para se calcular o IDH “Saúde, Educação e Renda”. Ver o porquê que a nossa educação ficou conhecida como mancha nacional.Pag. 134/135
5.      Estudar sobre o sistema político-econômico denominado de bem-estar social que visava o combater a desigualdade.Pag. 192/193
6.      Estudar sobre as ideias de Rousseau no que se refere a desigualdade social. Pag. 192
  
OBSERVAÇÃO
 Na prova tem algumas questões que serão necessário a leitura do texto e interpretar as ideias do autores. Leiam com atenção e foquem no que o enunciado da questão está pedindo.

Mas mesmo para questões de interpretação, se faz necessário o conhecimento do que é desigualdade social e o que contribui para que essa desigualdade venha a existir.