quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SUPERAÇÃO NA ESCOLA, ACONTECEU NESTE SÁBADO, DIA 01 DURANTE TODO O DIA

Toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários, pais se juntam em uma competição solidária para promover melhorias na infraestrutura da escola. É o Superação na Escola, uma iniciativa organizada pelo Projeto Jovem de Futuro. 

Toda a comunidada escolar estiveram o dia todo empenhados para do evento, sendo possível perceber a dedicação por parte dos alunos que não mediram esforços para a realização das atividades: mutirão para limpeza das salas, pinturas, pantio e coleta de lixo, limpeza da biblioteca, laboratório de informática, núcleo gestor.

Veja Fotos:











segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Escola Flávio Rodrigues trabalha Projeto Cultura Afro-Brasileira

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. 

Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.   


A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira. 

Você sabia?
- 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra. 

A Escola Flávio Rodrigues através de toda a comunidade escolar, comemorou o dia da Consciência Negra num evento bonito, que teve o empenho e a participação de todos, sendo os trabalho coordenado pelo PCA da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Prof. Carlos Gentil.

Veja Fotos: