sábado, 2 de setembro de 2017

ESCOLA FLÁVIO RODRIGUES: FEIRA DE CIÊNCIAS É ADIADA

A FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E MEIO AMBIENTE da Escola Flávio Rodrigues que aconteceria no dia 19 de setembro foi adiada para o mês de novembro. A alteração na data do evento foi orientado pela coordenação da Crede 05, pois no momento é necessário trabalhar atividades focando as avaliações externas e o ENEM

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

ESCOLA FLÁVIO RODRIGUES REALIZA FINAL DOS JOGOS INTERCLASSE NESTA QUARTA-FEIRA (30 - 08 - 2017)

Os Jogos Escolares é uma realização da Secretaria de Esportes do Ceará (SESPORTE), Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) e as Escolas da Rede Pública Estadual. A Escola Flávio Rodrigues fez adesão ao projeto, que tem como objetivo promover ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas dentro da escola, além de identificar e desenvolver novos talentos esportivos. 

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

ESCOLA FLÁVIO RODRIGUES: ENCONTRO LITERÁRIO COM A TURMA DO 1º ANO A

No intuito de propagar cada vez  mais o hábito da leitura nos nossos alunos, aconteceu nesta manhã de quinta-feira (31 de Agosto de 2017) um ENCONTRO LITERÁRIO com a turma do 1º ano A. Com a orientação da Professora Gláucia Lopes, os alunos compartilharam suas experiências com as obras, interagiram com os  livros e incentivaram os demais colegas a embarcar nessa viagem fascinante que é a leitura.  
CONFIRA FOTOS:

10 SEMANAS PARA O ENEM: 10 DICAS PARA ENCARAR A RETA FINAL DE ESTUDOS


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está quase ai: contando a partir deste domingo (27),  faltam 10 semanas para o primeiro dia de provas do exame, que neste ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. 
São pouco mais de dois meses até lá. CONFIRA 10 DICAS DE SOBREVIVÊNCIA PARA ESSA RETA FINAL DE ESTUDOS:
Além de se preocupara em estudar a teoria, agora é a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu ao longo do ano. A recomendação dos professores é que, a essa altura do campeonato, você faça simulados semana sim semana não. 

"O simulado serve para que o aluno treine a questão tipo ENEM", destaca Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo. 

Ela também recomenda que o aluno considere como simulados as provas antigas do Enem, dando preferência as dos últimos três anos. "Com isso, dar para ter noção dos temas que eles mais gostam de cobrar", afirma Vera. 

IDENTIFIQUE SEUS PONTOS FRACOS E VÁ COM TUDO PRA CIMA DELES!
Focar em fazer essas provas, por outro lado, de nada adianta se você não se dedicar a outro detalhe: a correção. 

"O aluno precisa ver o que ele erra. É até mais importante do que os acertos", afirma Wilton Ormundo, diretor do ensino médio do colégio Móbile. Ele dá a dica: "Na semana em que o aluno não estiver fazendo o simulado, ele pode focar em estudar o que percebeu que tem como ponto fraco". 

Saray Azenha, diretora pedagógica da Oficina do Estudante, defende: "Não adianta ser fantástico em uma só área. O ideal é que o aluno ainda aprenda: com 10 semanas para a prova, dá tempo de correr atrás dos conteúdos que para ele são mais difíceis", afirma. 

A professora Vera concorda: " O aluno precisa analisar - errou, tem que tirar dúvida. É possível aprender, ainda. Só não dá para deixar dúvidas".

CRONOMETRE O TEMPO
O Enem é uma verdadeira maratona: no dia da prova, você vai ter uma média de 3 minutos para responder a cada uma questão das questões objetivas. 

Aproveite, então, para treinar sua resistência: tente contar quanto tempo você demora para fazer um simulado. Assim, você vai perceber por quanto tempo consegue manter o foco. 

"O aluno que cronometra passa a ter segurança de que o tempo é suficiente para resolver a prova, apesar dela ser longa", afirma Saray.

"A resistência física é importantíssima para o candidato que está fazendo o Enem, e isso se adquire com treino. Quem não está acostumado a ficar tanto tempo sentado em uma cadeira resolvendo exercícios vai acabar perdendo muito para quem está", analisa Wilton.

ADOTE UMA ROTINA DE ESTUDOS
Mante o foco é um dos grandes desafios de quem estás se preparando para o Enem. Por isso, é muito importante que você tenha uma rotina, com um número de horas específico só para estudos. 

"Praticar o 'autoengano' é a pior coisa. O aluno pensa: vou assistir a um filme, jantar e depois ir para a balada porque preciso descansar, desestressar". Mas não dá para fazer isso tudo, porque assim ele quebra a rotina. Além de perder a noite, ele acaba perdendo também a manhã do dia seguinte", conta Wilton. 

ESTEJA ATENTO AS NOTÍCIAS
Temas importantes da atualidade podem aparecer como contexto nas questões ou também como parte do tema na prova de redação. Por isso, Saray defende: você precisa estar atento as notícias, seja por meio de jornais impressos ou digitais. 

Ela exemplifica: "A redação tem a característica da proposta de intervenção. Para isso, o candidato tem que ter em mente qual é a visão de mundo dele, e isso se adquire através da leitura". 

DESLIGUE O CELULAR
Se por um lado é importante está atualizado, por outro, estar conectado 24 horas por dia pode atrapalhar o seu preparo para o Enem. O principal problema, para Wilton, é o costume de ficar olhando o celular a cada notificação. Isso destrai e tira seu foco.

O professor é claro: "é preferível você passar 3 horas estudando sem o celular do que 6 horas com ele".  

PRATIQUE A REDAÇÃO, MAS NÃO DEIXE A CORREÇÃO DE LADO
É importante treinar uma variedade de temas, até para que você aumente seu repertório de argumentos. Mas não esqueça que, além de escrever textos novos, você precisa reler e reescrever os que já fez. 

"A correção é muito importante para o aluno enxergar quais competências precisam ser melhoradas", afirma Saray. 

"Se tiver alguém que possa ler o texto para você, perfeito. Mas uns dois dias depois de terminar o texto você mesmo pode reler e fazer uma análise crítica", conta Wilton. 

JUNTE O LAZER COM ATIVIDADES QUE POSSAM AJUDAR NOS ESTUDOS
Na hora do lazer, tente dedicar um tempo para peças de teatro e filmes que possam ajudar você a estar mais preparado para o Enem. 

"Muitos espetáculos discutem, por exemplo, os conflitos do homem hoje. O mesmo acontece com os filmes. Dá para ver em dupla, em trio, e depois debater sobre o que foi visto. Assim, o aluno vê os amigos e ao mesmo tempo se prepara para as prova", afirma. 

NÃO ESQUEÇA DE SE ALIMENTAR E DORMIR DIREITO
De nada adianta ficar lutando contra o sono e o cansaço: lembre-se de respeitar os limites do seu corpo. Busque sempre o equilíbrio. 

"Cansou? Pare, dá uma volta na escola, no quarteirão. A recuperação também é importante. O ser humano não consegue produzir se está cansado", afirma Vera. 

A professora ainda lembra dos cuidados com a comida. "Tem que ter uma alimentação adequada, comer coisas saudáveis e que sejam realmente nutritivas". 

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
Para cuidar da saúde mental em meio a tanta pressão, os professores recomendam uma estratégia simples: fazer exercícios físicos. 

"A melhor forma de manter a sanidade mental e controlar a ansiedade é por meio de um esporte. Não é, também, passar o dia se exercitando. O aluno pode deixar uma hora por dia para ir à academia ou fazer uma campanha ao ar livre, por exemplo, conta Saray. 

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ESCOLA FLÁVIO RODRIGUES REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E MEIO AMBIENTE

A Escola Flávio Rodrigues realizará no próximo dia 19 de setembro a FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E MEIO AMBIENTE. Inscrições até o dia 05 de setembro. 

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EDITAL DA FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E MEIO AMBIENTE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES - 2017


A Escola de Ensino Médio de Croatá Flávio Rodrigues realizará no dia 19 de setembro de 2017, a FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E MEIO AMBIENTE da escola. O objetivo principal da Feira de Ciências, Cultura e Meio Ambiente é a socialização das participações ativas, práticas e conceituais de estudantes sob a orientação e apoio de seus professores e núcleo gestor.