sexta-feira, 19 de junho de 2015

PREMIAÇÃO UNIFICADA RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE SETEMBRO

Os prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil abrem inscrições nesta quinta-feira, 18. O prazo vai até 14 de setembro próximo. Unificadas pela iniciativa Educadores do Brasil, as duas premiações, realizadas pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e pelo Ministério da Educação, respectivamente, contemplam docentes, gestões e gestores da educação básica da rede pública.

Professores de escolas públicas da educação básica podem fazer a inscrição para o prêmio Professores do Brasil nas categorias creche; pré-escola; alfabetização; ensino fundamental, anos iniciais; ensino fundamental, anos finais, e ensino médio. Para o Prêmio Gestão Escolar (PEG), as inscrições estão abertas para instituições do ensino regular de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, representadas por diretores, que realizem o processo de autoavaliação.

A iniciativa Educadores do Brasil, que integra e divulga os prêmios, está voltada para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), de valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, firmada pelo MEC, pelo Consed e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As inscrições para os prêmios devem ser feitas na página da iniciativa Educadores do Brasil na internet.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

REVISÃO DO CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA 3°(A e B)

REVISÃO DO CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA 3°(AeB)
ITENS QUE SERÃO COBRADOS NA AVALIAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO – PENSAMENTO ÚNICO – ALDEIA GLOBAL – POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO E EFEITOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO – MOVIMENTOS TRANSNACIONAIS - ETAPAS DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA – MERCOSUL – PRISÃO DE GUANTÁNAMO.

A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política,que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países.
A globalização é um momento do sistema capitalista que pode ser entendido como um fenômeno de múltiplas dimensões (econômica, social, política e cultural). Assim considerando um objetivode reduzir o mundo a uma aldeia global e estabelecer a globalização como benéfica, isto ficou conhecido como – Pensamento único.
Aldeia Global é um termo criado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan, com o intuito de indicar que as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam de certa forma, interligados.
Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Alguns pontos negativos da globalização – crises entre países em um mesmo bloco, desemprego, exploração do trabalho infantil, turismo sexual, destruição do meio ambiente, salários baixos, etc.
MOVIMENTOS TRANSNACIONAIS QUE AMPLIAM SUAS RELAÇÕES DE BASE BUSCANDO UMA IDENTIDADE NÃO APENAS NACIONAL: EXEMPLOS:
O Greenpeace é umaorganização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações.
Anonymous atua em diferentes partes do mundo promovendo ações relacionadas à garantia dos direitos sociais.
ETAPAS DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA:
ZONA DE LIVRE COMÉRCIO( TARIFA ZERO ENTRE OS PAÍSES MEMBROS).
UNIÃO ADUANEIRA( CIRCULAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS É LIVRE COM UMA TEC – TARIFA EXTERNA COMUM).
MERCADO COMUM (CIRCULAÇÃO LIVRE - MÃO-DE-OBRA, CAPITAIS, TRABALHO)
UNIÃO ECONÔMICA OU MONETÁRIA (HÁ O ESTABELECIMENTO DA UNIFICAÇÃO ECONÔMICA)

MERCOSUL: O mercado comum do sul é um bloco econômico formado pelos países: BRASIL, URUGUAI, ARGENTINA, PARAGUAI E VENEZUELA.
PRISÃO DE GUANTÁNAMO: um complexo penitenciário estadunidense que está localizado na ilha de Cuba. Ganhou grande repercussão internacional por causa das atrocidades cometidas em seu interior. A prisão militar composta por três campos de detenção foi local de torturas durante muito tempo. O fato é que além de prisioneiros que supostamente seriam terroristas, a Prisão de Guantánamo abrigou também detentos de forma clandestina e que não tinham razão justificável para estarem detidos.
"A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas."

terça-feira, 16 de junho de 2015

ProUni oferece mais de 116 mil bolsas; inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira, 18

O segundo processo seletivo de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está aberto, com 116.004 bolsas ofertadas em 856 instituições de ensino superior. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira, 16, até a próxima quinta-feira, 18.

Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. Será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.
O número de vagas desta edição é maior do que o oferecido no mesmo período do ano passado, que teve 115.101 bolsas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 deste mês.
Das 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais. São Paulo é o estado com maior número de bolsas ofertadas, com 30.519, seguido de Minas Gerais, 14.335, e Rio Grande do Sul, 8.088.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Criado em 2004 pelo governo federal, o programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
Confira as vagas disponíveis por unidade da Federação
Visite o portal do ProUni para obter outras informações
Confira o edital da segunda chamada do ProUni
Acesse a página do ProUni para fazer sua inscrição