quarta-feira, 17 de junho de 2015

REVISÃO DO CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA 3°(A e B)

REVISÃO DO CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA 3°(AeB)
ITENS QUE SERÃO COBRADOS NA AVALIAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO – PENSAMENTO ÚNICO – ALDEIA GLOBAL – POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO E EFEITOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO – MOVIMENTOS TRANSNACIONAIS - ETAPAS DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA – MERCOSUL – PRISÃO DE GUANTÁNAMO.

A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política,que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países.
A globalização é um momento do sistema capitalista que pode ser entendido como um fenômeno de múltiplas dimensões (econômica, social, política e cultural). Assim considerando um objetivode reduzir o mundo a uma aldeia global e estabelecer a globalização como benéfica, isto ficou conhecido como – Pensamento único.
Aldeia Global é um termo criado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan, com o intuito de indicar que as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam de certa forma, interligados.
Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Alguns pontos negativos da globalização – crises entre países em um mesmo bloco, desemprego, exploração do trabalho infantil, turismo sexual, destruição do meio ambiente, salários baixos, etc.
MOVIMENTOS TRANSNACIONAIS QUE AMPLIAM SUAS RELAÇÕES DE BASE BUSCANDO UMA IDENTIDADE NÃO APENAS NACIONAL: EXEMPLOS:
O Greenpeace é umaorganização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações.
Anonymous atua em diferentes partes do mundo promovendo ações relacionadas à garantia dos direitos sociais.
ETAPAS DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA:
ZONA DE LIVRE COMÉRCIO( TARIFA ZERO ENTRE OS PAÍSES MEMBROS).
UNIÃO ADUANEIRA( CIRCULAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS É LIVRE COM UMA TEC – TARIFA EXTERNA COMUM).
MERCADO COMUM (CIRCULAÇÃO LIVRE - MÃO-DE-OBRA, CAPITAIS, TRABALHO)
UNIÃO ECONÔMICA OU MONETÁRIA (HÁ O ESTABELECIMENTO DA UNIFICAÇÃO ECONÔMICA)

MERCOSUL: O mercado comum do sul é um bloco econômico formado pelos países: BRASIL, URUGUAI, ARGENTINA, PARAGUAI E VENEZUELA.
PRISÃO DE GUANTÁNAMO: um complexo penitenciário estadunidense que está localizado na ilha de Cuba. Ganhou grande repercussão internacional por causa das atrocidades cometidas em seu interior. A prisão militar composta por três campos de detenção foi local de torturas durante muito tempo. O fato é que além de prisioneiros que supostamente seriam terroristas, a Prisão de Guantánamo abrigou também detentos de forma clandestina e que não tinham razão justificável para estarem detidos.
"A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário