quarta-feira, 9 de março de 2016

Mulheres conquistam espaço da Educação e destacam-se na luta pela qualidade do ensino

“Para descrever uma mulher, não é do jeito que quiser. Primeiro, tem que ser sensível. Se não, é impossível. Quem vê por fora, não vai ver por dentro o que ela é. É um risco tentar resumir: mulher...” A música “mulher”, composta por Elba Ramalho, continua presente na difícil missão de tentar simbolizar como é ser do sexo feminino.

Ano a ano, as mulheres estão ganhando espaço no quadro de servidores públicos do Estado. Elas estão presentes em posições de liderança, na administração direta de secretarias, gerenciando equipes de trabalho, tomando decisões importantes para o desenvolvimento das instituições, conduzindo os funcionários com honestidade, confiança e tendo bastante compromisso com o seu ofício. 

Dados da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) mostram que a rede estadual conta, atualmente, com 13.863 professores concursados em efetivo exercício, dos quais 7.423 são do sexo feminino. Além disso, 75% dos funcionários com cargos comissionados na sede da Seduc, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) são mulheres.

Este é o caso, por exemplo, da professora Socorro Leal, servidora da Seduc há 22 anos, com mais de 30 anos de serviços à Educação, sendo atual coordenadora da Célula de Gestão dos Programas e Projetos Estaduais (CEGEE) da Seduc. A funcionária relembra a satisfação e a árdua tarefa de contribuir com a pedagogia cearense. Antes de trazer seus conhecimentos para a Secretaria, Socorro trabalhou no Colégio Paulo VI e no Instituto de Educação do Ceará, no qual coordenava o projeto Pró-leitura.

Em 1991, foi convidada pela professora Maria Luiza Chaves, titular da pasta à época, para trabalhar na Coordenadoria de Desenvolvimento Técnico Pedagógico. Lá, Socorro incluiu o ciclo de informação, o sistema de avaliação diagnóstica, progressiva, processual e somativa e o sistema de acompanhamento pedagógico (SAP). Também coordenou, durante dois anos, a Crede 14, no município de Senador Pompeu. 

Com um sorriso largo, Socorro ainda traz, da juventude, a leitura assídua do livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, que agora compartilha a leitura e os ensinamentos com seu neto. 

História

Maria LuizaA primeira mulher que administrou a Seduc foi Maria Antonieta Cals de Oliveira, em 1966. A professora, conhecida carinhosamente como dona Toni Cals, era mestra apaixonada, educadora dedicada que empenhou toda a sua vida à causa da educação cearense. Em 1991, as mulheres estavam no comando novamente com Maria Luiza Chaves, Mestre e Doutora em Educação, que gerenciou a Seduc com força e garra em prol da melhoria da qualidade do ensino na rede estadual. 

Maria Luiza seguiu, até os 77 anos, com disposição inabalável. Foi secretária de Educação do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará durante quatro anos. Dedicada à causa, também era professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde 1985, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Há cinco meses, a  perspicaz gestora, comprometida com a pedagogia, faleceu. Porém, ensina até hoje que a educação exige maior empenho e apreço, porque atua sobre toda a vida.

A professora e Pós-Doutora em Filosofia Sofia Lerche Vieira foi titular da Educação em 2003, quando colaborou com a modernização do processo de gestão e a expansão do Ensino Médio nas localidades rurais e urbanas. Em 2007, a psicóloga e professora Maria Izolda Cela de Arruda Coelho levou o Estado a ser referência em Educação em todo o País. Atualmente, destaca-se como a primeira vice-governadora do Ceará.


Empenho coletivo

Dalila SaldanhaCom currículo extenso, a Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Dalila Saldanha, trabalha na Seduc desde 2003. A profissional já trabalhou como professora de Matemática, coordenou escolas e a Agência Formadora do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação). Desde julho de 2014 é secretária executiva da Educação do Ceará. 

“Um ensinamento que sempre levo para o meu dia a dia é que a educação é feita por muitas mãos. Só conseguimos alcançar bons resultados com a colaboração de todos, cada um se sentindo responsável e cumprindo o seu papel para o sucesso dos nossos estudantes.”

Dalila avalia como muito importante buscar caminhos diferentes e inovar na gestão. “Especialmente quando passamos por um período como o que o país se encontra, de restrição fiscal. É o momento de mostrar a nossa criatividade e manter o rumo positivo que já temos alcançado, com o Ceará sendo destaque nacional pelos bons resultados na Educação”, considera.


Alimentando esperança

Maria de Lourdes Gomes da Silva, a Tia LindaAssim como a maioria das mulheres que procuram o reconhecimento profissional, dona Maria de Lourdes Gomes da Silva, a Tia Linda, tem o objetivo de fazer a melhor merenda para seus queridos alunos da Escola de Ensino Médio (EEM) Governador Adauto Bezerra, localizada no Bairro de Fátima, em Fortaleza. Ela é merendeira há três anos e participou do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

A escolha da merenda para o concurso foi o “baião de dois nordestino com paçoca”. Os alunos sempre recebem com euforia o famoso lanche. Tia Linda é uma mulher firme e comprometida com o seu trabalho, querida por todos que convivem com ela. 

Professoras, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, coordenadoras de secretarias, enfermeiras, jornalistas, recepcionistas, entre outras inúmeras profissionais. A data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, serve para festejar as conquistas políticas, econômicas e sociais daquelas que lutam, até hoje, pela conquista de seus direitos e para a garantia do ensino de qualidade em nossas escolas.

Fonte: Portal Seduc - www.seduc.ce.gov.br

Postado por Eguiberto Mota

terça-feira, 8 de março de 2016

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Parabéns a todas as mulheres e em especial as mulheres da Escola Flávio Rodrigues.


Mulher é grandeza. É distinção. Mulher é ímpar. É sedução. Ser mulher é fazer parte de uma história de luta e de conquista, uma história rica em personagens que gritam a verdade do íntimo de cada um de nós. Não há mulher maior do que qualquer uma, tal como não existe algum ser maior que qualquer mulher. Se há justiça no mundo, ela se deve a todas as mulheres que do nada construíram o tudo.
O coração das mulheres é diferente de qualquer outro que habita no interior de todos os seres. E é por isso que hoje conhecemos a parte positiva do mundo, tal como ele é. Em relação à parte negativa, ela está ainda em construção, mas podemos ter certeza de uma coisa: o mundo vai ficar ainda melhor. Porque as mulheres são a janela para a bondade. Elas são palavra. Elas são canção. 
A mulher é vida. Ela dá vida. Ninguém espelha tanto a esperança quanto a mulher. Ninguém. A gente deveria ajoelhar todas as noites, agradecendo a Deus a dádiva que Ele nos deu: a mulher. Não há algo que brilhe mais em nosso planeta do que as mulheres. Não há algo que respire mais amor, mais verdade. A mulher é singular sob todos os pontos de vista. 
Obrigado, mulheres, por serem tão especiais.

segunda-feira, 7 de março de 2016

LEC - LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS

Alunos da Escola Dom Timóteo visitam Laboratório de Ciências da Escola Flávio Rodrigues nesta segunda-feira (07/03) e tem aula com a Professora Aluna. Assunto da aula: Fungos.
Postado por Eguiberto Mota