quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ATENÇÃO ALUNOS INSCRITOS NO ENEM

FIQUE ATENTO - Os portões de acesso abrem as 12hs e fecham as 13hs. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12hs, de acordo com o horário oficial de Brasília.
COMO SÃO AS PROVAS - O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Confira os dias de prova:
Dia 22 de Outubro de 2011 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30.
Dia 23 de Outubro de 2011 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

DICA: verifique com antecedência na página do Inep o local de prova para o qual foi desginado. Procure a Coordenação da Escola ou o Laboratório de Informática para consultar o seu local de prova.
Para os alunos que tem acesso a internet em casa, clique no Link abaixo e faça a consulta.

DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Confira os documentos aceitos:
Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
Carteira de trabalho e Previdência Social;
Certificado de Reservista;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação com foto.
Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O QUE LEVAR NO DIA
Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do Cartão-Resposta.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova.
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Dica! Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.


CADERNO DE QUESTÕES

Antes de iniciar as provas verifique se o seu caderno de questões contém:
A quantidade de questões indicadas no seu cartão resposta.
Fique atento! O participante deve marcar nos cartões resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

PROVA DE REDAÇÃO

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
O que dá nota zero na redação:
Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
Entregar a Folha de Redação sem texto escrito, o que é considerado "Em Branco";
Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configura "Texto insuficiente";
Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "Anulada".
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 23 de outubro, você deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
Se tiver dúvidas, confira o seu Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.
Fique atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que consta no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

RESULTADOS ENEM
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.