sábado, 29 de novembro de 2014

PROGRAMA GERAÇÃO DA PAZ NA ESCOLA FLÁVIO RODRIGUES

Aconteceu nesta Sexta-feira (28/11) na Escola Flávio Rodrigues durante todo o dia, após o intervalo de cada turno a Gincana da Solidariedade. Através do Programa Geração da Paz as atividades foram desenvolvidas com muita empolgação por todas as turmas, com palestras, danças e outras apresentações. Em forma de Gincana as turmas disputaram quem arrecada mais alimentos. Os alimentos arrecadados foram doados para famílias carentes, onde os alunos de cada turma selecionaram famílias necessitadas no município para receberem os alimentos dos próprios alunos no momento do evento. No total foram arrecadados 1.851 Kg de alimentos, distribuídos entre as famílias, Uma ação de solidariedade e cidadania.

PALESTRA MUITO BOA, UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A PAZ COM O PASTOR ALAÉCIO
ALIMENTOS ARRECADADOS NO TURNO DA MANHÃ
TURMA 1º C DOANDO OS ALIMENTOS ARRECADADOS PARA FAMÍLIA CARENTE
ALUNAS CLEOFA E BÁRBARA- 2º A FAZENDO A DOAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE ARRECADARAM

ANTONIO MARCOS - 2º B - FAZENDO A ENTREGA DOS ALIMENTOS PARA FAMÍLIA QUE A TURMA ESCOLHEU
ANTONIO MARCOS E AMANDA - 2º B - ENTREGANDO ALIMENTOS PARA OUTRA FAMÍLIA

O Programa Geração da Paz foi criado em 22  de setembro de 2010 visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais. 

Há dois níveis "projeto" e "programa". Na cooperação internacional SEDUC/UNESCO tem o formato de projeto onde prevê sua instalação em 200 escola públicas de nível médio no Estado do Ceará, abarcando cerca de 2.000 professores e 100.000 alunos, atuando em todas as macroregiões da Seduc. No formato do programa, abrange todas as escolas da rede estadual (mais 670), alunos (quase 500 mil) e respectivas comunidades. 

Buscar da provimento ao estabelecimento no pensamento estratégico da SEDUC, que preceitua em seu objetivo Nº 7 "Fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da Cultura da Paz", por meio de sua materialização no Projeto Político Pedagógico das Escolas envolvidas. 

Sua vocação é construir e multiplicar conhecimentos, por meio da criação e integração de redes regionais, locais e intersetoriais. 

PÚBLICO BENEFICIADO
Dentre os principais beneficiários estão os alunos e seus familiares, professores, gestores e servidores e as comunidades onde as escolas estiverem inseridas. 

OBJETIVOS
O objetivo do "Programa Geração das Paz" é promover e desenvolver estratégias de aproximação da escola e comunidade, através da valorização dos saberes e experiências locais, que apoiem a construção de uma cultura de paz no Estado do Ceará.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apoiar as escola, investindo em seu poder de autogestão e auto-organização, a fim de que estas abram caminhos para mudança criativa e construtiva, através do diálogo, da cooperação e de processos participativos de tomada de decisão, que permitam criar novas oportunidades de organização social, tendo como instrumento norteador para gestão da escola seu Projeto Político Pedagógico.

Auxiliar as comunidades escolares no levantamento de necessidades de treinamento e aperfeiçoamento pessoal e institucional relativos à construção e consolidação de uma cultura de paz, bem como criar um sistema de capacitação inicial e continuada, que atenda a essa demanda, em parceria com seus parceiros, investindo, principalmente, nos valores locais.

Incentivar para que as escola criem tempos e espaços alternativos de cultura, educação e lazer, inclusive nos finais de semana, para os jovens, as famílias e suas comunidades, visando à transformação das relações entre a escola e a comunidade. 

Integrar e aperfeiçoar sistemas de informação e comunicação para mobilizar diferentes atores sociais e se engajarem nas ações de promoção de desenvolvimento comunitário e do protagonismo juvenil. Promover intersetoriais que deem suporte à execução do "Geração da paz".

Desenvolver e operacionalizar um sistema de monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas no Programa, com a participação dos atores sociais envolvidos. 

RESULTADOS
As escolas deverão apresentar processos de articulação social permanentes e integrantes do planejamento pedagógico destas, sendo que as experiências acumuladas subsidiarão ações multissetoriais de curto, médio e longo prazo e políticas públicas de instalação, ampliação e manutenção da paz nas escolas.