sexta-feira, 7 de agosto de 2015

DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM

Manter-se bem informado e produzir textos dissertativos ao menos uma vez por semana é essencial para conseguir elaborar uma boa redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos grandes vestibulares. Consultados pelo UOL, especialistas deram dicas para garantir resultados satisfatórios nesse quesito.

Segundo Arlete Salvador, autora do livro "Como escrever bem para o Enem - Roteiro para uma redação nota 1.000" (Editora Contexto, 2013), conquistar uma escrita apurada é um processo que leva tempo. "O estudante não vai conseguir na última hora escrever melhor se não tiver nenhum tipo de embasamento", diz. 

Ela acredita, contudo, que é possível se exercitar até mesmo em meios diferentes, como nas redes sociais. "Quando for escrever no Facebook, por exemplo, tente escrever sem erros. Descreva aquela viagem que você fez, os lugares, as pessoas, os acontecimentos contemporâneos, um show de música. Diga o que gostou, explique o porquê. Isso contribui para o senso crítico". 

ANTES DA PROVA DE REDAÇÃO:
  • Mantenha-se informado 

"Os temas propostos pelo Enem são sempre relacionados a questões atuais, que de alguma forma estão mobilizando a opinião pública do país.  Editoriais de jornais, por serem dissertativos, são os textos mais recomendáveis para despertar o senso crítico do estudante".

  • Faça cópias de textos dissertativos

"É bom para assimilar, ao mesmo tempo, estrutura, linguagem, ortografia e pontuação. Nesse caso, caberá antes uma leitura atenta do texto escolhido, que permita ao estudante fazer uma cópia consciente, e não automática", diz Cida.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

As vantagens de estudar.


Segundo os pesquisadores o hábito de estudar traz vantagens para o resto da vida, refletindo inclusive na saúde. Estudo realizado pelas Universidades norte americanas Harvard e Princeton, revelou, ainda, que as pessoas que passam mais tempo na escola vivem mais.


Veja algumas razões para não abandonar os livros:

1- Assume o controle da própria vida.
2- Sabe o que diz. Tem embasamento para discutir diversos assuntos.
3- Tem mais chances de conquistar o par perfeito.
4- Se vira melhor em qualquer país ou região, pois o conhecimento é universal.
5- Aprende a separar o comportamento dos sábios e dos idiotas.
6- Tem mais oportunidades.
7- Cultiva hábitos saudáveis.
8- Consegue superar as derrotas com mais facilidades.
9- Fica menos tempo desempregado e troca de emprego com mais facilidade.
10- Tem menos possibilidades de entrar no mundo do crime e da violência
11- Tem mais garantia de que seu salário aumente.


Portanto, continue estudando. Faça sua História!!

DICAS PARA CRIAR UMA ROTINA DE ESTUDO

rotina de estudo pode estar presente desde criança em nossas vidas ou até mais tarde quando já somos bem grandinhos. Para fazer um concurso, prestar vestibular, tentar uma seleção de mestrado ou doutorado, em comum podemos afirmar que a preparação e dedicação, em suma, são necessárias para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. E para conseguir a aprovação, entra em jogo algo muito importante, que é se adaptar a uma rotina de estudo.
Todas as pessoas têm a mesma quantidade de tempo na semana, exatas 168 horas. Algumas, porém, conseguem usar melhor seus dias, sendo mais produtivas no trabalho, escola e ainda aproveitando com mais tranquilidade as horas de lazer. Para que você consiga alcançar seus objetivos, veja nove dicas práticas para organizar sua rotina de estudo.
Aula dada é aula estudada Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois.
Estude até o começo da noite Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.
Estude de segunda a sábado O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.
Não deixe de fazer redações Tente escrever uma redação por semana. Se o estudante não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos.
Resolva provas de vestibulares antigos A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.
Revise o conteúdo perto dos vestibulares A revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.
Simulados o dia da prova O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante também treina a situação de prova. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.
O ato de estudar é solitário O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração.
Mantenha uma atividade física regular É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos. Mantenha a cabeça voltada 100% para os estudos. Deixe de fazer algumas atividades extras, como ballet ou música. Só mantenha, regularmente, uma atividade física.
Pode acontecer de um dia ou outro a rotina ir água abaixo, mas se respeite e se limite. Depois de um tempo você vai ver que é quase impossível viver sem uma rotina de estudos porque ela já faz parte da sua vida.