terça-feira, 15 de outubro de 2013

ATUALIDADES ENEM 2013. FIQUE ATENTO E GARANTA UMA BOA NOTA NO ENEM

Fique ligado nos acontecimento nacionais e mundiais que podem repercutir no Exame Nacional do Ensino Médio.

Além das matérias que já conhecemos, as questões envolvendo atualidades estão sempre presentes na prova do Enem, o que exige uma atenção a mais nos principais acontecimentos noticiados ao longo do ano. Claro que, prestando atenção no que tem acontecido no Brasil e no mundo, podemos deduzir quais questões atuais seriam abordadas na prova do Enem. Confira algumas interessantes:

Hugo Cháves - Após 14 anos no poder, a morte do venezuelano abre uma nova era para o país Sul-Americano. O assunto poderia embasar discussões sobre o populismo e questões relacionadas às instituições democráticas. 

Margaret Thatcher - A morte da primeira e, até agora, única mulher a chefiar o governo do Reino Unido pode ser cobrada no Prova do Enem para que o candidato faça um balanço sobre a política externa que ela aplicou no país e sua relação com movimentos trabalhistas. 

Comissão da Verdade - Com a morte de Jorge Videla, ditador Argentino, Tania Regina de Luca, professora do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, acredita que o exame pode abordar como foram diferentes os períodos da ditadura no Brasil e no resto da América Latina e o tipo certo de contas que estão sendo feitas.

Atentado em Boston – Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões foram identificados como sendo Dzhokhar e Tamerlan, irmãos russos e residentes legais nos Estados Unidoshá no mínimo um ano. O assunto pode ser relacionado com questões de extremismo religioso.
Tensão entre as Coreias – A Coreia do Norte voltou a ameaçar ataques com armas nucleares à vizinha, Coreia do Sul e aos Estados Unidos. No final de março, declarou “estado de guerra” com o Sul e, em abril, anunciou que reativaria suas instalações nucleares, incluindo a principal, de Yongbyon, fechada em 2007.
Dica 01: Enem 2013 – Temas da atualidade que podem cair na prova: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-temas-atualidade/
Entre os estudos e o descanso, lembre-se de assistir aos noticiários nacionais na televisão, ler o jornal do dia e dar uma passada por alguns portais de notícias, como:
Ou então, você ainda pode ouvir A Voz do Brasil. Ah, você certamente está aí, rindo, achando que A Voz do Brasil é “coisa de velho”, certo? Pois saiba que o programa aborda diariamente a maioria dos assuntos que ganharam destaque nacional ou mundial e, pelo fato de o rádio ser uma mídia que exige rapidez e dinamismo, as reportagens tendem a ser breves e objetivas.
Dica 2: Enem 2013 -  Universidade oferece aulas gratuitas de atualidades: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-aulas-gratuitas-atualidades/
Através do programa é possível entender melhor os cargos e divisões políticas no Brasil, e também acompanhar a maioria dos projetos de destaque desenvolvidos em cada poder, pois o programa é divido em blocos:
Poder Executivo
19:00 às 19:25
Poder Judiciário
19:25 às 19:30
Poder Legislativo – Senado
19:30 às 19:40
Poder Legislativo – Câmara Federal
19:40 às 20:00
Fica até mais fácil entender como tudo funciona! Você pode ouvir A Voz do Brasil diariamente, pelo rádio, às 19 horas, ou então, pela internet, onde há a opção de acompanhar também a transmissão em vídeo, direto do estúdio.
O programa também interação simultânea através do Twitter: @avozdobrasil .
Dica 3: Enem 2013 – Manifestações podem ser tema da Redação, mas não de atualidades: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-protestos/
Atualidades Enem
Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  - Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 - Clique AQUI.
Agora que você já sabe tudo sobre Atualidades no Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.
Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem