Foram avaliados 5 milhões de textos; 481 tiveram nota máxima (mil). Tema da redação da prova foi sobre a Lei Seca.
SITE TRAZ AS NOTAS EM CADA UMA DAS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM |
O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) colocou a disposição nesta quarta-feira (2) os espelhos com as correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. Para acessar o resultado o candidato precisa entrar na página do Inep e inserir o número do CPF e a SENHA. O acesso tem apenas caráter pedagógico, pois os alunos não podem mais recorrer para alterar a nota da prova. A redação do ano passado teve como tema "O efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
Ao todo, foram corrigidos 5.049.284 textos. Desses, 481 obtiveram nota mil, a pontuação máxima. Outras 32.991 redações foram deixadas em branco e 73.751, anuladas, totalizando 106.742 com nota zero.
Segundo o Inep, 48,9% dos textos tiveram com nota igual ou abaixo de 500 pontos, considerada a pontuação média. A maior concentração (27,9%) ficou na faixa de 501 a 600 pontos. Menos de 1% conseguiu mais de 900 pontos.
A principal novidade sobre o Enem 2013 é exatamente sobre os critérios da correção da Redação. Desvios gramaticais ou de convenções de escritas só foram aceitos como exceção quando não apresentaram reincidência. Além disso, receberam nota zero 1.398 redações (0,028% do total) que apresentaram parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto. Em 2012, candidatos conseguiram nota mesmo quando inseriram no meio do texto uma receita de miojo ou o hino do palmeiras.
No espelho da correção, o candidato pode saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar seu desempenho com os demais. A prova exige a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Isso significa defender uma idéia, expor a opinião e argumentar.
As competências exigidas na redação do Enem são:
1)Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
2) Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5) Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Ao todo, foram encaminhadas 2.496.754 redações (50%) para um terceiro corretor. Já a banca de especialistas analisou 306.821 textos, correspondentes a 6% do total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário