Valorizando o protagonismo estudantil, a Secretaria da Educação oportuniza formação entre o trabalho e educação para alunos e ex-alunos da rede pública estadual de ensino.
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), através do Programa Estadual de Aprendizagem, até abril deste ano, já encaminhou ao setor privado mais de 300 jovens aprendizes. O objetivo é estender as ações do Programa para todo o Estado e, assim, ampliar as oportunidades dos jovens cearenses no mercado de trabalho. O Programa Estadual de Aprendizagem é uma iniciativa que se baseia na Lei da Aprendizagem.
Luciana Marins, de 19 anos, faz parte desse grupo de jovens a ter a carteira assinada pela primeira vez como jovem Aprendiz. Matriculada no curso de Técnicas Administrativas e Vendas na Escola Liceu de Messejana, atualmente, ela atua na área de compras de uma tradicional empresa cearense. Para Luciana, o curso de Aprendizagem foi a melhor oportunidade que ela poderia ter ao concluir o ensino médio. “É muito animador, e tudo que eu ainda não sei, aprendo na sala de aula e desenvolvo no meu trabalho”, afirma.
Para ser Aprendiz, o jovem precisa ter idade entre 16 e 23 anos completos à data do início do curso. A formação dos adolescentes e jovens é promovida pela Coordenação do Protagonismo Estudantil na Coordenadoria do Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA), oferecendo conteúdo teórico para a experiência prática nas seguintes áreas: Tecnológica (telemática), Serviços Administrativos e Operador de loja e Varejo.
Os cursos são de responsabilidade da Secretaria, as empresas parceiras ficam responsáveis somente pela remuneração e acompanhamento das atividades do jovem aprendiz, atuando na contribuição do desenvolvimento profissional e cidadão dos nossos jovens.
FONTE: Seduc ce
Postado por Eguiberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário