sexta-feira, 15 de abril de 2016

DEZ DICAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM

10 dicas para estudar para o Enem 2016: As provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas apenas no fim deste ano, provavelmente no último final de semana do mês de outubro. Entretanto, já é hora de começar os estudos, pois o Exame é extenso e requer um conhecimento abrangente dos candidatos. Além disso, são inúmeras as portas que um bom aproveitamento nas provas pode abrir.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar o Exame brasileiro, divulgará o edital do Enem 2016 provavelmente no fim do mês de abril ou início de maio. Além de contar com todas as regras, o documento também apresentará o cronograma com as datas oficiais desta edição. Todavia, mesmo sem a confirmação dos dias das provas, é importante iniciar os estudos com antecedência para sair na frente da maioria dos concorrentes.
10 dicas para mandar bem nas provas do Enem
Sabendo da importância que a nota do Enem 2016 tem na realização do sonho de milhões de estudantes brasileiros, que lutam pela aprovação nos processos seletivos do MEC que garantem a permanência e o acesso ao ensino superior no Brasil, separamos as 10 principais dicas para estudar para as provas. Veja abaixo:
  1. Conhecer o Enem: O Exame Nacional do Ensino Médio vem tomando conta dos pioneiros e tradicionais vestibulares do país. Contudo, ele é diferente das provas normais e torna-se um pouco mais complexo, seja pela maneira com que aborda o conteúdo (competências, habilidades, níveis fácil, médio e difícil), ou pela forma com que é corrigido, pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), que não avalia apenas a quantidade de acertos do estudante. Pela proporção do Exame, é essencial ler e ficar por dentro de como ele é organizado e constituído. Para isso, além de todos os artigos já publicados em nosso site, o portal do Inep possui um espaço especial para o Enem, acessível no endereçohttp://portal.inep.gov.br/web/enem/enem. Nele, o candidato encontra as regras das provas, legislação, documentos e, ainda, conta com o espaço “Fale Conosco”, onde o estudante pode entrar em contato direto com o Instituto.
  2. Começar a estudar com antecedência: A data provável das provas são os dias 29 e 30 de outubro, último final de semana do mês. Restam cerca de 8 meses para as provas. Quem mais aproveitar esse longo intervalo de tempo terá maiores chances de conquistar uma boa nota no Exame. O conteúdo das provas é muito vasto e deixar para estudar na última hora é uma péssima escolha.
  3. Montar um cronograma de estudo: O primeiro passo para quem quer organizar os estudos é montar um cronograma detalhado, que deverá ser seguido até o mês de aplicação do Exame. É interessante o estudante analisar o horário em que sua mente rende mais, o reservando, de preferência, de segunda a sexta-feira. Duas horas por dia é mais do que ideal. Passando disso, o rendimento começa a cair e o conteúdo deixa de ser assimilado.
  4. Respeitar os limites da mente e do corpo: O corpo humano dá sinais de cansaço. O estudante precisa perceber esses sinais e não forçar quando estiver esgotado. Com a mente nesse estado, o cérebro não consegue mais captar as informações e a rotina de estudos começa a ficar cansativa e entediante.
  5. Classificar as matérias com maior dificuldade: Cada pessoa possui afinidades e dificuldades em diferentes áreas de conhecimento. Com as matérias do Enem 2016 não é diferente. Desse modo, é importante que o estudante selecione as matérias com maior dificuldade, reservando um tempo especial a elas. Muitos especialistas orientam começar o estudo diário pelo conteúdo mais fácil, deixando o mais difícil para o final, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Faça um teste com essa ordem de dificuldade e adote a rotina que perceber um melhor desempenho.
  6. Escolher um bom ambiente de estudo: Não adianta nada começar a estudar com antecedência, ter um cronograma bem montado, mas não ter um ambiente favorável ao bom desenvolvimento dos estudos. Escolha um local calmo, confortável e o deixe sempre organizado. Assim, as coisas vão fluir com muito mais facilidade.
  7. Desenvolver o hábito da leitura e acompanhar as notícias nos veículos de comunicação: As questões das provas do Enem 2016 terão enunciados que vão exigir raciocínio lógico e interpretação do candidato. Desse modo, é importante que o participante desenvolva o hábito da leitura, aguçando sua capacidade de interpretar o que lê. Outro fator importante é o acompanhamento das notícias do cotidiano, visto que o Exame é sempre atual, principalmente quando se trata do tema da redação do Enem 2016, que será escolhido entre os assuntos que mais chamarem atenção até a véspera das provas. Quanto mais o candidato puder acompanhar jornais escritos, televisionados, revistas e internet, melhor.
  8. Escrever sobre os temas que mais chamam atenção: Ao acompanhar as notícias atuais, selecione as principais e escreva, pelo menos duas vezes ao mês, sobre o tema. A redação do Enem 2016 é de caráter dissertativo-argumentativo, onde o candidato precisa mostrar domínio do tema, apontando possíveis soluções sobre o eventual problema em questão.
  9. Resolver simulados: Uma boa maneira de praticar, fixando ainda mais o conteúdo estudado, é resolvendo simulado do Enem 2016. O candidato, além de se familiarizar com os tipos de questões do Exame, pode controlar o tempo de resolução. As provas terão 90 questões por dia. Existem vários simulados disponíveis na internet, nos principais portais da educação.
  10. Escolher um bom material de apoio: A última e não menos importante dica é sobre a escolha de um bom material de estudo do Enem 2016. Existem vários disponíveis no mercado, mas são poucos que conseguem abordar todo o conteúdo das provas.
  1. Sem dúvidas, o melhor deles é a apostila do Enem 2016, que contém todas as matérias do Exame, abordadas de maneira simples e direta. Além disso, o próprio material conta com todas as questões e gabaritos das edições anteriores das provas. Não perca tempo. Adquira logo a sua apostila e comece seus estudos!
Postado por Eguiberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário