quarta-feira, 21 de novembro de 2012

APLICAÇÃO DAS PROVAS DO SPAECE 2012

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:

  • Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano).
  • Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
  • Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).

A Avaliação do Ensino Fundamental, de natureza censitária, dando continuidade à série histórica do SPAECE, manteve-se com periodicidade bianual, intercaladas aos ciclos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB. A referida avaliação é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).

A Avaliação do Ensino Médio, realizada anualmente de forma censitária nas três séries deste nível de ensino, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.

O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.

Objetivos

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.


Na Escola Flávio Rodrigues a aplicação das provas está acontecendo desde o dia 19 ate 22 de novembro. 
Veja Fotos:

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ENTREGA DE COMPUTADORES AOS ALUNOS PREMIADOS NO SPAECE 2011

Aconteceu nesta sexta-feira a solenidade de entrega dos computadores para os alunos premiados na prova do Spaece do ano de 2011. O Núcleo gestor e toda a equipe da Escola Flávio Rodrigues sentiu-se honrada com o privilégio de entregar 28 Notebooks aos seus alunos que obtiveram o melhor desempenho nas avaliações de 2011. É o resultado de todo o esforço da comunidade escolar, em especial dos professores que estão interagindo diretamente com os alunos, mas também o esforço e a dedicação de cada aluno que contribuiu para o bom  resultado.
Veja fotos:




PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS PREMIADOS:
ANO EM 2012
Anderson Rodrigues de Souza
Vanuza Sales Nobre
Matheus Roger Araújo de Sousa
3º ANO EM 2012
Joicilene Vládia da Costa Alves
Josias Bezerra da Silva
Maria Angelina da Silva Paula
Pedro Elton Douglas Martins
Germana Rodrigues Amaral
Naiane Rodrigues Nobre

ALUNO QUE CONCLUÍRAM O 3º ANO EM 2011
Antonio Francisco Araújo Bezerra
ArthuNeto Alves Nobre
Mailane Maria Moreita da Silva
Maria Tatiane Veras Araújo
Priscila Correia Nobre
Angeline Paiva do Nascimento
Jonata Bezerra da Silva
Maria Samara da Silva Ribeiro
Paloma da Silva Oliveira
Aline Gomes Matias
Daniele Cordeiro Nobre
Fabrício Martins Farias
Janaína Sousa Evangelista
Juliana da Silva Nobre
Maxwel Bezerra de Sousa
Sabrina Barros de Sousa
Erineudo Saturnino de Oliveira
Romário Oliveira do Nascimento
Diego Ferreira Macedo da Silva  




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

GABARITO OFICIAL DO ENEM 2012

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

Há, no mínimo, duas questões em xeque, levantadas após a realização da prova de sábado. Apesar disso, nenhuma foi anulada na divulgação do gabarito.

Na questão 49 da prova amarela, que tratava de ondulatória, os professores do Sistema COC de Ensino e dos cursinhos Objetivo e da Poli apontaram que os três dados apresentados - de comprimento de onda, velocidade e frequência - eram incompatíveis. "O aluno poderia até chegar à resposta correta, a letra D, por dedução, mas se fizesse os cálculos não encontrava a alternativa certa", disse a professora do COC Shirlei Nabarrete.

Já sobre a questão de número 51 do caderno amarelo, os professores concordaram que houve equívocos na formulação. A pergunta tratava de um consumidor que comprou legumes em uma feira e, após chegar em casa, decidiu conferir a massa dos alimentos, pois ficou desconfiado com os dados da balança do vendedor.

"O prenúncio do enunciado trazia alguns dados que não levavam à nenhuma resposta. Se o candidato pegasse os dados apresentados no final da pergunta, também não chegaria a nenhuma resposta. No entanto, com alguns dados do começo e alguns do final, forçando a barra, daria uma alternativa", disse o professor do Objetivo Ricardo Helou Doca, ao destacar que a resposta correta seria a letra "D".

No domingo, os professores consultados pelo Terra não encontraram grandes problemas na prova. Para eles, o exame evoluiu em relação às edições anteriores, principalmente em matemática, prova que não contou com as tradicionais "pegadinhas". No entanto, nas questões de linguagens a avaliação é de que os textos continuam longos, exigindo um tempo maior para a resolução.

Redação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira que 6.386 profissionais atuarão na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Desse total, 5.683 trabalharão diretamente com os 4,1 milhões de redações que serão corrigidas neste ano. O exame foi realizado no último fim de semana (3 e 4 de novembro) para estudantes de todo o país. 

Entre os demais avaliadores, 229 atuam como supervisores, 12 como coordenadores de banca e 462 como auxiliares de supervisão. De acordo com o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, esses servidores trabalham para garantir a qualidade da correção das redações. 

A partir desta edição do Enem, os alunos terão acesso às redações corrigidas para fins pedagógicos a partir de 15 de fevereiro de 2013, no site do Inep. Entretanto, os candidatos não poderão usar esse acesso como base para recursos na comissão organizadora da prova. O resultado final do exame será divulgado três semanas antes da abertura de acesso à redação, no dia 28 de dezembro. 

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, o candidato resolveu no sábado, dia 3 de novembro, questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, dia 4, foi a vez dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação. O gabarito oficial tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Correção comentada
Confira abaixo a correção completa das provas do Enem 2012, realizada pelo Terra em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino:

CONFIRA O GABARITO CLICANDO NO LINK A SEGUIR:
http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/gabarito-do-enem-2012/

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

A reunião aconteceu neste dia 06/11 ás 17hs com todos os professores. A reunião foi conduzida pelo Diretor Prof. César Augusto e Coordenadores Klênio Pontes, Reinaldo e Clenio Pereira.

PRINCIPAIS PAUTAS:
- Bom uso e respeito aos materiais de trabalho (apostilas do SPAECE, materiais do UNIBANCO);
- Respeito ao trabalho da monitoria e dos agentes jovens;
- Portura e ética de acordo com a filosofia da escola;
- Organização de atividades coerentes para os dias de folga da justiça eleitoral;
- Pontuação para participação no ENEM (Lista de apresentação da prova);
- Farol da infrequência (Entrega de comendas, cartas de  recomendação, análise do conselho escolar e registro em ata);
- Procurar a secretaria para fechar o resultado dos bismestres anteriores;
- Resultado final dia 27/12 pelo SIGE;
- Nos dias 19, 20  e 21 todos na escola cumprindo horários normais de planejamento e regência;
- Dia 21 todos os diários entregues na secretaria;
- Cumprir todos os prazos estabelecidos rigorosamente;








segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ENEM 2012 GABARITO DO SEGUNDO DIA DE PROVAS

PROVA AZUL (opção inglês) - clique nas questões para ver a resolução
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105
A D D B B A A C A A A B A A A
106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
E B E D E A B E D D C E B E E
121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135
A C B C D D B A D E D A D A D
136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150
D E B D D E D A A D E D E A B
151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165
E A E E E E D C C B C A B A s/r
166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180
B D B E D B D B D D E C D B C
Opção espanhol:

91 92 93 94 95
A D A B C


PROVA CINZA (opção inglês)
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105
A D D B B A A C A E B D D C E
106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
B E E E D E C D A B E A C B D
121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135
B A A A A D E D A A B A D A D
136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150
E A B E E E s/r B D A D E D D C
151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165
C B D E B D E C D B C A E E B
166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180
E D B D E D A D B D D C A B A
Opção espanhol:
91 92 93 94 95
A D A C B

PROVA ROSA (opção inglês)
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105
B D B A D A A B A A C A E B A
106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
A A E B E E D D C A B E E D E
121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135
C D D B A A C B A D A D D E D
136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150
D C C B C A B A E A B E A E E
151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165
E E D E D A A D E D s/r B D D E
166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180
B D E C D B C B E D B D B D D
Opção espanhol:
91 92 93 94 95
A A D C B

PROVA AMARELA (opção inglês)
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105
D B B A D A A A E B E B E E A
106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
D A D A A B D D C E D E C D A
121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135
B E A C B D B A D E D A A C A
136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150
A D E D E A B E E E D C C B D
151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165
E D A s/r B D C A B A D E B D A
166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180
E E D B D D E C D B C B E D B
Opção espanhol:
91 92 93 94 95
D A A B C