O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação
(SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se
como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e
habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em
Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada
avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho
dos alunos.
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as
escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados
pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os
Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também,
questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos
de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de
gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE,
incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do
Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o
SPAECE passa a ter três focos:
- Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano).
- Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
- Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A
idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual
governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de
escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa
(PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e
censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em
leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede
Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador
de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite
estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas
pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental, de natureza censitária, dando
continuidade à série histórica do SPAECE, manteve-se com periodicidade
bianual, intercaladas aos ciclos do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica - SAEB. A referida avaliação é realizada nas séries
finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de
diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do
desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse
desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações
prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e
municipal).
A Avaliação do Ensino Médio, realizada anualmente de forma censitária nas três séries deste nível de ensino, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.
O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.
Objetivos
Esse
sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação,
reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de
possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro
da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.
Na Escola Flávio Rodrigues a aplicação das provas está acontecendo desde o dia 19 ate 22 de novembro.
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