quarta-feira, 4 de abril de 2018

#AprenderViajando: programa selecionará estudantes e professores para participarem de viagens educativas

#AprenderViajando: programa selecionará estudantes e professores para participarem de viagens educativas

IMG 4203
A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (02) o #AprenderViajando, programa que seleciona projetos escolares com o propósito de financiar viagens educativas, envolvendo estudantes e professores da rede estadual. A ação visa proporcionar aos jovens uma oportunidade de diversificar o repertório pedagógico, na perspectiva da formação integral. As inscrições estarão disponíveis entre os dias 12 e 20 de abril de 2018. O secretário Idilvan Alencar participou da solenidade de lançamento, que ocorreu na sede do órgão.

Conforme o edital, todas as escolas públicas estaduais estão aptas a participar. Para tanto, é preciso elaborar um projeto de viagem educativa, tendo em vista os seguintes destinos: Fortaleza-CE, Camocim-CE, Guaramiranga-CE e Natal-RN. Serão proporcionadas cinco viagens ao todo, sendo duas direcionadas à Capital cearense e uma para cada um dos demais locais, contemplando 45 estudantes e três professores em cada trajeto.

"O #AprenderViajando faz parte de uma série de ações que coloca o aluno como centro das atenções. Sabemos que uma das melhores formas de aprender é conhecendo outros lugares, principalmente, quando há um projeto para dar suporte", avalia Idilvan.

O secretário lembra, ainda, que a aprovação no ensino superior em 2007 ficou em torno de 600 alunos. Passados 10 anos, chegou-se a 16.897 aprovações. "Isso não aconteceu por acaso, mas, por um conjunto de políticas públicas, que inclui a bolsa AvanCE, os Centros Cearenses de Idiomas, a CNH Popular Estudantil e outras ações", observa.

O educador elaborará seu projeto por área/disciplina com uma proposta de roteiro de visitação de um dia e meio, devendo publicar o material no portal Professor Online.

A definição de estudantes e professores que participarão da viagem será feita pela própria escola, considerando a proporção de 1 professor para cada 15 estudantes. A Seduc disponibilizará um ônibus com capacidade de até 50 lugares para seguir o roteiro estabelecido.

Novos editais do #AprenderViajando serão lançados ainda em 2018, contemplando destinos diversos, tanto no Ceará, como em outros estados.

Para obter mais informações, é possível entrar em contato com a Comissão de análise instituída pela Seduc pelo e-mail: aprenderviajando@seduc.ce.gov.br.

Acesse o edital

Nenhum comentário:

Postar um comentário