segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ESCOLA FLÁVIO RODRIGUES: PALESTRA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Aconteceu nesta sexta-feira (29 de setembro de 2017) na Escola Flávio Rodrigues uma palestra de PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, através do Projeto Setembro Amarelo: Viver é a melhor saída. A Palestrante foi a Professora Jéssica de Almeida Gonçalves, Professora de Educação Física, Psicopedagoga, Coach, Programadora Neurolinguística e Psicanalista em Formação. 
Por base na campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio, observando a romantização do assunto pelas mídias, conhecendo o despreparo psicológico da maioria de nossos alunos, viu-se a necessidade de trabalhar essa campanha dentro das escolas, como meio de prevenção e alerta ao público. 
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, em 2014 iniciou-se a campanha Setembro Amarelo, como o mesmo intuito da data citada anteriormente.Usando a cor amarela, por se tratar de um sinal de alerta contra a consequência da pior doença do novo milênio, a depressão. Os índices de suicídios são alarmantes, mais 1 milhão de pessoas tiram a própria vida em um período de um ano. O suicídio vem sendo a décima maior causa de mortes no mundo. Esse mal afeta principalmente nossos jovens entre 13 e 19 anos. Quando alguém busca o suicídio como alternativa, vem se mostrando, por um longo período, necessitando de socorro. O principal foco deste trabalho é, realmente, a valorização da vida, baseando-nos em nossos conhecimentos Psicológicos e usando ferramentas de Coach e PNL. 
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DO PROJETO SÃO:
- Prevenir a pulsão de suicídio e valorizar a vida;
- Conscientização contra o suicídio;
- Buscar meio de ajudar futuras vítimas;
- Quebrar tabus colocados pelas redes sociais (suicídio como opção).

A campanha ocorreu durante todo o mês de setembro, a partir do dia 10 (DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO), através de debates em sala de aula, palestras interativas na principais escolas do município com exposição de slides, vídeos e cartazes, dinâmicas e distribuição de fitas amarelas (símbolo da campanha). 
 O projeto deseja alcançar jovens entre 12 e 20 anos, professores e toda a comunidade escolar. 


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