quarta-feira, 5 de novembro de 2014

RECOMENDAÇÕES PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM 2014

 Fonte: Universia Brasil


Fazer uma boa redação na Prova do Enem que acontece no dias 08 e 09 de novembro é fundamental para atingir uma boa média no exame. 

A redação do Enem exige um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Trata-se de uma redação opinativa, ou seja, quem escreve tenta convencer o leitor sobre seu ponto de vista sobre determinado assunto expondo argumentos ao longo do texto. 

Em geral, o texto dissertativo-argumentativo é um texto formado por quatro ou cinco parágrafos, dos quais o primeiro é dedicado a introdução, dois ou três a argumentação e o último à conclusão. A seguir, esta fórmula para escrever uma redação nota 1.000 no Enem 2014:
PASSO 01
Leia atentamente o enunciado do começo ao fim para identificar o tema proposto.

PASSO 02
Entenda o tema proposto. Por tendência, o tema da redação do Enem está muito próximo do cotidiano do candidato. A proposta de redação trazem elementos que mostram uma situação-problema. 

PASSO 03
Reflita sobre o tema.

PASSO 04
Analise atentamente os textos motivadores para compreender bem o que está sendo solicitado na proposta de redação e ajuda a não fugir ao tema. É preciso entender a mensagem por trás dos textos motivadores selecionados pelo MEC. Importante: nunca copie os trechos dos textos motivadores em sua redação. 

PASSO 05
Identifique a situação-problema e reflita sobre uma solução para esta questão.

PASSO 06
Posicione-se diante do tema. Desenvolva os argumentos e contra-argumentos. Crie sua próprias teses e defenda-as. É importante ser criativo. Evite clichês no texto, ou seja, escrever sobre o que todos já sabem. Uma dica: pense em exemplos próprios e outros artifícios que o ajudem a argumentar. 

PASSO 07
Reúna as ideias que lhe ocorreram sobre o tema.

PASSO 08
Comece a montar o texto dissertativo-argumentativo. 

PASSO 09
Examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim. 

PASSO 10
Ofereça uma solução concreta e efetiva para o problema proposto respeitando os direitos humanos. Não há espaço algum para que o aluno seja contrário a eles. A apresentação não pode ser genérica e vaga, deve ser bem detalhada. 

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2014
Não é possível adivinhar com certeza qual será o tema da redação do Enem 2014. Sabemos que será de relevância nacional e que incitará o aluno a desenvolver uma situação de acordo com os direitos humanos. De 1998 até 2013, o Enem cobrou temas ligados a questões sociais, comunicação e meio ambiente.  APOSTAS DE TEMAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2014 PODEM SER CONFERIDAS NOS LINKS ABAIXO:
» 17 temas que podem cair na redação do Enem 2014
» 8 temas de atualidades que podem cair na redação do Enem 2014
» 4 temas polêmicos que podem ser cobrados na redação do Enem
» Está estudando para o ENEM? Confira os possíveis novos temas para a redação


 SOBRE AS PROVAS
As provas do Enem 2014  acontecerão nos dias 08 e 09 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A primeira prova terá duração de 04 horas e 30 minutos. Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no segundo dia (09). O tempo da prova será de 05 horas e 30 minutos.

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nenhum comentário:

Postar um comentário