quinta-feira, 25 de outubro de 2012

TUTORIA PROJETO ENTRE JOVENS COM RECURSOS DO SOFTWARE LUZ DO SABER

Trabalhando dificuldades de Leitura e Escrita através do Programa Luz do Saber.
O QUE É O LUZ DO SABER- O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Karaokê" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que visam a estimular através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno. Existem atualmente 32 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas como padrão.

O Projeto está sendo trabalhado no Laboratório de Informática da escola através do Projeto Jovem de  Futuro, com alunos em dificuldades de Leitura e escrita.
MONITORES PASSANDO INSTRUÇOES AOS ALUNOS SOBRE O USO E OS RECURSOS DO PROGRAMA LUZ DO SABER
Veja Fotos:
MONITOR MATEUS AUXILIANDO A ALUNA CONCEIÇÃO DO 1º I. E JOSÉ DO 1º J QUE TEM GRANDES DIFICULDADES DE LEITURA. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário